Confira cinco clipes marcantes de K-Pop desta semana

Novos lançamentos de Lisa, Jimin, Chuu, Red Velvet e Lee Young Ji mostram a criatividade dos vídeos musicais do pop sul-coreano

YouTube/Chuu

Os cinco melhores lançamentos de K-Pop da semana trazem clipes de visual impactante e muita dramaticidade, ilustrando porque o gênero tem os vídeos musicais mais bonitos da atualidade. Um detalhe curioso é que, embora o gênero seja mais conhecido por seus grupos vocais, a lista tem apenas um girlgroup. O resto são gravações solos de Lisa (BLACKPINK), JIMIN (BTS), CHUU (ex-LOOΠΔ) e uma feat de Lee Young Ji com D.O. (EXO)

Músicas novas de aespa, NewJeans, da dupla Jeonghan e Wonwoo, do SEVENTEEN, e do novato RIIZE exploram os diferentes aspectos do pop sul-coreano, das baladas emocionais à batidas dançantes. Todas as faixas são acompanhadas por clipes de visuais sofisticados, que revelam o outro aspecto do sucesso do K-pop em todo o mundo.

 

LISA “SUPERSTAR”

 

O novo hit solo da rapper tailandesa do BLACKPINK, grupo feminino mais famoso do K-Pop, é marcado pelo estilo vocal incisivo da artista, que já lhe rendeu vitória no MTV Video Music Awards (com o hit “Lalisa” em 2022). O clipe foi rodado em vários locais da Tailândia, incluindo Yaowarat Road na Chinatown de Bangkok e na loja de departamentos Bang Lamphu, usando uma equipe de bailarinas e atores tailandeses. Lisa supostamente pagou para cada dono de loja na Yaowarat Road fechar mais cedo, para criar um clima de noite deserta em neon. Mas o diretor Henry Schofield (do clássico “New Rules”, de Dua Lipa) também usou muitas cenas de estúdio e não economizou efeitos visuais na edição do clipe, que conta com várias dançarinas, figurantes e coreografias.

“Superstar” é o primeiro lançamento de Lisa pela Lloud, sua própria gravadora, e em 24 horas seu clipe foi visto por mais de 30 milhões de pessoas. A seguir, ela estreia como atriz, integrando a 3º temporada da aclamada série da HBO “The White Lotus”, que se passa na Tailândia.

 

JIMIN “SMERALDO GARDEN MARCHING BAND”

 

O integrante do BTS se inspirou no álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles para incluir sons de uma banda marcial em seu novo lançamento – que é marcado por beats de hip-hop. Na gravação, Jimin trabalhou novamente com os renomados produtores Pdogg, GHSTLOOP e EVAN, com quem colaborou em seu álbum solo de estreia, “FACE”, mais Tommy Brown, conhecido por seu trabalho com artistas norte-americanos como Ariana Grande, Justin Bieber e The Weeknd.

A música faz referência à flor fictícia “Smeraldo”, que simboliza “a verdade não contada”, e se conecta com o hit “The Truth Untold”, do BTS, sobre a lenda romântica da flor. O vídeo traz Jimin cantando e dançando em um jardim de conto de fadas, acompanhado pelos produtores e pelo rapper e conterrâneo Loco, enquanto conecta casais. O lançamento antecipa o tom do próximo álbum solo do cantor, “Muse”, previsto para 19 de julho, que contará com várias faixas interconectadas, todas centradas no tema do amor.

 

CHUU “STRAWBERRY RUSH”

 

A ex-integrante do grupo feminino LOOΠΔ (Loona) revelou o clipe colorido da faixa-título de seu segundo mini-álbum. Depois da estreia solo com “Chocolate”, ela vem no pique do morango. A música alegre de sintetizador, que poderia virar tema de anime – ou melhor, “aeni” – explode na tela com uma profusão de efeitos visuais, que combina uma estética de videogame com desenhos animados tradicionais e CGI. Tudo porque Chuu provou uma torta de morango deliciosa e saiu voando para enfrentar o mundo. É realmente uma história de anime/aeni, totalmente kawaii/gwiyeoun. Responsável pela direção, Sky tem ganhado destaque por sua habilidade em criar narrativas visuais impactantes no K-pop.

 

RED VELVET “COSMIC”

 

A música-título do novo mini-álbum do grupo feminino, que celebra 10 anos de K-pop, destaca-se por seu groove de baixo, seu ritmo de dance-pop e harmonias vocais marcantes. A letra otimista conta a história de um encontro com um estranho misterioso que dissipa a solidão e apresenta um futuro brilhante. Mas para acompanhar a cantoria, o clipe aposta numa estética campestre e floral que remete ao terror “Midsommar”, com direito à captura de uma estranha em fuga, que é “homenageada” em meio a rituais. A música e o clipe com 10 milhões de visualizações já se tornaram favoritos dos fãs, que lotaram as redes sociais para compartilhar elogios entusiasmados.

 

LEE YOUNG JI “SMALL GIRL” feat D.O.

 

O rap melódico aborda o conflito interno de querer se encaixar em uma definição restrita de beleza em busca de aceitação. A inspiração é um problema real da vencedora dos realities “High School Rapper 3” e “Show Me the Money 11”, que se vê sempre mais alta que os homens coreanos. para dar imagens à música, Lee Young Li vive um verdadeiro K-Drama como uma funcionária de loja de conveniências, que trabalha com Doh Kyung Soo, o D.O. do boygroup EXO, seu parceiro na gravação. Ela sofre por ter um crush no colega, vendo-o se aproximar de clientes lindas e mais baixas. Em sua inquietação, começa a delirar que se torna cada vez mais alta, em cenas de gigantismo que viram animação. O final é de série romântica teen da Netflix, com direito a beijinho na bochecha, seguido por surto de alegria à beira-mar.