Claudia Alencar fala pela primeira vez sobre seus seis meses de internação: “Aprendi a viver”

A artista comentou que segue em período de reabilitação com tratamento de analgésico, embora apresente boa melhora na saúde

Divulgação/Globo

A atriz Claudia Alencar falou pela primeira vez sobre o período em que esteve internada para tratar uma infecção bacteriana no Rio de Janeiro. Ela recebeu alta hospitalar há cerca de uma semana, após sofrer complicações de uma cirurgia na coluna.

Em entrevista ao Gshow, Claudia comentou que teve boa relação com os profissionais de saúde que a ajudaram nos últimos seis meses. “Gentis, plenos de sabedoria sobre o corpo humano. A gente trocou amorosidade. Aprendi a viver no aqui e agora, não quero voltar para trás. A vida me fez parar para eu me concentrar, ser feliz e cuidada por todos os enfermeiros e médicos, que são maravilhosos”, avaliou ela.

Há dois meses, Claudia foi transferida para o Hospital Placi Barra, também no Rio, para participar de um programa de reabilitação para repôr massa muscular e melhorar sua coordenação motora, além de obter ganho de força e controle da dor.

A artista segue em período de reabilitação, mas afirmou que já se sente melhor: “Estou me curando. Ainda tenho dores, mas estou tomando analgésico. Agora estou bem”, disse Claudia, que mudou a forma de enxergar a vida após o ocorrido.

“Quero continuar a minha arte. O que vivi foi muito transformador. Eu gosto muito mais de mim hoje. Me aprovando mais, ficando quieta, tranquila. Esse break na minha vida foi transformador. Agradeço à vida!”, finalizou.

Relembre o caso

Claudia Alencar foi internada em 17 de dezembro de 2023 na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio, com graves complicações de uma infecção bacteriana após realizar uma cirurgia na coluna. A atriz fez uso de antibióticos e apresentou melhora significativa em seu quadro de saúde.

Uma semana depois, ela passou por outra cirurgia para tratar a região do procedimento anterior. Os médicos descobriram que ela foi infectada com “staphylococcus aureus”, uma das bactérias mais perigosas e que é frequentemente encontrada na pele e fossas nasais de pessoas saudáveis.

Claudia apresentou piora significativa após a operação, com quadro similar a septicemia. A atriz ficou em ventilação mecânica durante uma semana, e continuou em estado grave depois de ser extubada.

Já em março, a artista foi encaminhada ao Hospital Blaci Barra, onde apresentou “excepcional recuperação motora, ganho de força e massa muscular” com auxílio de um programa de reabilitação intensiva.