A atriz Gena Rowlands está com Alzheimer, revelou seu filho, o diretor Nick Cassavetes. Indicada duas vezes ao Oscar de Melhor Atriz, por “Uma Mulher Sob Influência” (1974) e “Gloria” (1980), foi diagnosticada há cinco anos e agora estaria em fase avançada da doença, sem reconhecer ninguém.
Nick Cassavetes destacou a ironia trágica da situação, já que dirigiu a mãe em “Diário de uma Paixão” (2004), onde ela interpretou uma personagem com a mesma condição. “Consegui que minha mãe interpretasse a Allie mais velha, e passamos muito tempo conversando sobre Alzheimer e querendo ser autênticos no filme, e agora, nos últimos cinco anos, ela está com Alzheimer. Ela está com demência total”, disse ele.
Histórico familiar
A própria Gena Rowlands já havia mencionado, na época das filmagens de “Diário de uma Paixão”, que sua mãe também sofreu com Alzheimer. Ela relatou que foi um desafio pessoal interpretar a personagem Allie, que lida com a mesma doença. “Foi particularmente difícil porque interpretei uma personagem com Alzheimer. Passei por isso com minha mãe e, se Nick não tivesse dirigido o filme, acho que não teria feito. Foi um filme difícil, mas maravilhoso”, disse Rowlands.