A atriz Amandla Stenberg lançou a música “Discourse” em resposta aos comentários racistas que vem recebendo desde a estreia de “The Acolyte”, nova série da franquia “Star Wars”. No Instagram, a artista contou que levou três dias para produzir a canção.
“Para aqueles que estão me inundando com racismo intolerável – já que levei 72 horas no meu laptop para fazer esta música e vídeo, vocês têm 72 horas para responder. E eu espero coreografia!”, provocou Amandla.
Na letra, Amandla se manifesta em trechos antirracistas e contra outros tipos de preconceitos, além de fazer referência à uma entrevista antiga com Trevor Noah, onde virou alvo de críticas por dizer que “o choro dos brancos era o objetivo” ao se referir à empatia no filme “O Ódio que Você Semeia” (2018), que trata as consequências de um adolescente negro que é assassinado por um policial.
“Eu estava correndo de cidade em cidade para falar sobre uma história / Você sabe qual: A polícia assassinando um garoto negro / Meu povo chorou nos cinemas encontrando alívio / Os brancos choraram porque podiam nos ver como seres humanos”, canta a artista.
Em outro momento, Amandla também aproveitou a composição para comentar o fato da extrema-direita ter transformado a palavra “Acordei” (woke, em inglês) em algo supostamente negativo. A artista menciona que o termo foi criado pelos negros e que, agora, “eles [os racistas] usam isso para descrever qualquer coisa que os ameacem”.
Confira a música abaixo.