Artistas renomados dos quadrinhos dos Estados Unidos e do Brasil se uniram neste sábado (11/5) para o leilão “Heroes for Brazil”. O evento, organizado pelo Chiaroscuro Studios, foi realizado na plataforma X (antigo Twitter) com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os artistas contribuíram com desenhos exclusivos de super-heróis, cujos lances iniciavam entre US$ 100 e US$ 4 mil. Todo o valor obtido com a venda de desenhos originais e gibis autografados foi revertido para a ONG Ação da Cidadania.
Participação estelar
A iniciativa contou com a participação de mais de 80 artistas, incluindo mestres como Frank Miller (“O Cavaleiro das Trevas”), John Romitta Jr. (“Homem-Aranha”), Mark Miller (“Kick-Ass”), Arthur Adams (“Hulk”), Bryan Hitch (“The Autorithy”), Jamie Hewlett (“Tank Girl” e “Gorillaz”), Mark Waid (“Capitão América”), Frank Quitely (“Grandes Astros: Superman”) e Jim Lee (“X-Men”), que atualmente é o chefão da DC.
Dentre os talentos brasileiros participando do leilão, destaca-se Bilquis Evely por seu trabalho em “Supergirl: A Mulher do Amanhã”, que a levou a uma indicação ao prêmio Eisner. Outros nomes incluem Camilo Solano, conhecido por “Semilunar” e “Desengano”, Danilo Beyruth, famoso por revitalizar o personagem Astronauta em uma série aclamada pela crítica, Ivan Reis, dos quadrinhos de “Aquaman”, e os artistas gaúchos Rafael Albuquerque e Rafael Grampá.
Albuquerque, de Porto Alegre, é renomado por seu trabalho em “Vampiro Americano” e “Superman/Batman”, enquanto o pelotense Grampá recentemente colaborou com Frank Miller em “O Cavaleiro das Trevas: A Criança Dourada”, além de desenvolver a minissérie “Batman: A Gárgula de Gotham”. A participação desses artistas não apenas eleva o leilão, mas também ressalta o impacto global dos quadrinistas brasileiros.
Impacto esperado
A organização do evento espera que o leilão não apenas arrecade fundos significativos, mas também promova uma conscientização maior sobre a importância da solidariedade em tempos de crise. Além das doações financeiras, a campanha incentiva a doação de itens de primeira necessidade, ressaltando o papel ativo dos artistas na ajuda às comunidades afetadas.