A Globo anunciou uma novidade nesta quinta (2/5): pela primeira vez, a emissora transmitirá o Festival de Parintins para todo o Brasil. O evento, que ocorre de 28 a 30 de junho, contará com a cobertura da Rede Amazônica, Multishow, Globoplay e TV Globo, incluindo a transmissão para canais internacionais da rede. O festival, celebrado na cidade de Parintins, Amazonas, é famoso pelo duelo dos Bois Garantido e Caprichoso e é considerado um patrimônio cultural do país.
A empresa decidiu aproveitar o interesse no festival trazido pela participação de Isabelle Nogueira no “Big Brother Brasil 24”. Terceira colocada e uma das integrantes mais populares do reality, Isabelle é cunhã-poranga do Boi Garantido e, durante seu confinamento, falou bastante sobre a festa e a cultura amazonense, chegando a ser apelidada de “Ministra da Cultura” por rivais.
Detalhes da cobertura
A festividade será transmitida na íntegra, durante os três dias, pelas plataformas mencionadas, com sinal aberto para os não assinantes no Globoplay. Além disso, a TV Globo vai preparar uma edição especial para ser exibida nacionalmente no dia 7 de julho, apresentando os melhores momentos do confronto entre os bois.
Impacto cultural e expectativas
Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, expressou o significado deste marco para a comunidade local: “Hoje, Parintins vibra com essa notícia, que projeta nosso festival para um público nacional e internacional. Apesar das dificuldades logísticas de uma ilha, nosso povo produz um grande espetáculo, repleto de arte e cultura”.
Por sua vez, Fred Góes, presidente do Boi Garantido, refletiu sobre as expectativas elevadas para a apresentação deste ano: “A expectativa de uma transmissão pela Globo era um sonho dos parintinenses, dos amazonenses e do povo da nossa região. Uma população de uma diversidade étnica enorme, onde a transfiguração cultural também é muito importante. Então, a expectativa para o festival desse ano é muito grande em termos da qualidade dos nossos espetáculos”.