O diretor Francis Ford Coppola divulgou um teaser de “Megalópolis”, sua superprodução independente, que terá première mundial no Festival de Cannes.
O lendário cineasta por trás de “O Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now” investiu US$ 120 milhões de seu próprio dinheiro no filme, que será visto pela primeira vez na quinta-feira (14/5) no festival francês, disputando a Palma de Ouro. O projeto tem décadas, pois Coppola começou a trabalhar no roteiro ainda nos anos 1980.
A prévia começa com uma narração sobre o declínio dos impérios, entre cenas de apocalipse – meteoros caem em Nova York – e imagens surreais de estátuas sofrendo, antes de passar para várias referências anacrônicas do Império Romano, com um grande evento moderno de corrida de bigas, seguidas por protestos políticos e a paisagem de arranha-céus de uma grande metrópoles futurista.
O visual impressionante ajuda a dar sentido à sinopse oficial, que definiu “Megalópolis” de forma até então enigmática, como “uma fábula épica romana ambientada em uma América Moderna imaginada”.
A história se passa na cidade de Nova Roma, entre o conflito entre Cesar Catilina (Adam Driver, de “Star Wars: A Ascensão Skywalker”), um arquiteto genial que busca levar o local para um futuro utópico e idealista, e o prefeito Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito, de “Better Call Saul”), comprometido com uma política conservadora, perpetuando a ganância, os interesses especiais e a guerra partidária. Entre eles está a socialite Julia Cicero (Nathalie Emmanuel, de “Velozes e Furiosos 9”), filha do prefeito, cujo amor por Cesar dividiu sua lealdade, forçando-a a descobrir o que ela realmente acredita que a humanidade merece.
O elenco grandioso ainda inclui Aubrey Plaza (“The White Lotus”), Shia LaBeouf (“O Preço do Talento”), Jon Voight (“Ray Donovan”), Jason Schwartzman (“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”), Laurence Fishburne (“John Wick 4: Baba Yaga”), Dustin Hoffman (“O Caso Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”), Grace VanderWaal (“A Extraordinária Garota Chamada Estrela”), DB Sweeney (“B Positive”), James Remar (“Dexter”) e muitos outros.
Sem distribuidora definida, o cineasta aposta numa boa repercussão em Cannes para fazer o filme chegar aos cinemas.