A atriz Susan Backlinie, conhecida por seu papel como a primeira vítima do filme clássico “Tubarão” (1975), faleceu no sábado (11/5) aos 77 anos, em Ventura, Califórnia, de causa não revelada.
Carreira marcada por “Tubarão”
Backlinie, que também era dublê, deixou sua marca no cinema com a cena memorável de “Tubarão”, dirigido por Steven Spielberg. O trabalho exigiu apenas três dias de filmagem, mas a transformou em uma figura lendária do terror. Além de sua participação em cena, ela foi retratada no pôster oficial da produção e na campanha publicitária do filme, acompanhada pela tagline “Ela foi a primeira”. Nenhum outro ator apareceu nos cartazes.
Ela se debateu de verdade nas cenas e expressou desespero real, porque a equipe de filmagens decidiu não informá-la por quanto tempo ela teria que nadar sozinha no mar. E filmaram por um longo período.
Spielberg a convidou ainda para participar de “1941” (1979), uma comédia de guerra onde ela satirizava seu próprio papel em “Tubarão”, sendo desta vez fisgada pelo periscópio de um submarino japonês.
Outros trabalhos
Além de atuar nos dois filmes de Spielberg, Backlinie teve participações em produções de terror como “Um Estranho na Floresta” (1976) e em outro filme de terror animal, “Animais em Fúria” (1977). Ela ainda participou do infantil “A Grande Farra dos Muppets” (1981) e da série “Duro na Queda”, onde utilizou sua habilidade como dublê num episódio exibido em 1982, que também marcou sua última aparição nas telas.