Pedro Scooby e uma equipe de 10 surfistas de ondas gigantes chegaram ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6/5), após uma viagem de mais de 20 horas, com o objetivo de ajudar no resgate de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que castigaram a região. Os atletas, que não fizeram pausas significativas durante o trajeto, trouxeram consigo motos aquáticas e outros equipamentos essenciais para o resgate.
Logo após sua chegada, Scooby, Lucas Chumbo e os demais surfistas se juntaram às equipes de resgate locais para iniciar as operações. Vídeos publicados nas redes sociais, mostram o grupo discutindo a logística para resgatar cerca de 200 crianças que estão ilhadas em uma escola há mais de quatro dias, aguardando socorro. Fotos também mostram a entrada da equipe nas ruas totalmente alagadas da cidade de Eldorado do Sul, onde o trabalho conjunto permitiu o começo da missão de salvamento.
Contribuições adicionais
Além das motos aquáticas, os surfistas trouxeram 15 filtros portáteis de água, um dispositivo capaz de transformar qualquer fonte de água em potável. Este projeto foi inspirado por Jon Rose, surfista e fundador de uma ONG na África, dedicada a ensinar comunidades carentes a coletar e filtrar água da chuva. A tecnologia foi especialmente útil em áreas onde o acesso à água potável foi comprometido pelas inundações.
Pedro Scooby tem meu respeito pra sempre.
Saiu do conforto, Viajou 20h pra vir pra cá arriscar a própria vida. Muito gênio. pic.twitter.com/x5G2I73S4H
— Tainan Nunes (@canaldotn) May 6, 2024