Scarlett Johansson aciona advogados contra a OpenAI por uso indevido de voz

Atriz alega semelhança entre sua voz e a nova voz do ChatGPT, "Sky", que foi suspensa pela empresa após a controvérsia

Divulgação/HFPA

Scarlett Johansson acionou advogados contra a OpenAI após perceber semelhança da voz “Sky”, nova adição ao ChatGPT, com sua própria voz.

O detalhe é que a OpenAI solicitou permissão para usar a voz da atriz na ferramenta de inteligência artificial, mas não foi autorizada. Em comunicado enviado à imprensa, Scarlett Johansson afirmou que, em setembro, recebeu uma proposta de Sam Altman, CEO da OpenAI, que queria sua voz na nova versão do ChatGPT. Segundo Altman, a voz da atriz traria “conforto” aos usuários. Por motivos pessoais, Scarlett negou a proposta na época.

A atriz recebeu uma nova proposta em 11 de maio, mas a nova voz do ChatGPT foi lançada antes que ela pudesse responder.

A voz do ChatGPT

A voz chamada de “Sky” foi anunciada em 13 de maio, sendo descrita como feminina, fluida e com um tom brincalhão. Nas redes sociais, usuários apontaram semelhanças com a voz de Scarlett Johansson no filme “Ela” (2013), onde a atriz dublou Samantha, uma inteligência artificial. “Quando eu ouvi o anúncio, fiquei chocada, com raiva e demorei a acreditar que o Sr. Altman buscaria uma voz tão parecida com a minha que nem os meus amigos mais próximos e nem portais de notícias conseguiram diferenciar”, declarou Scarlett Johansson.

Sam Altman é fã declarado de “Ela” e fez referência ao filme no dia do anúncio da nova voz. Em um evento em São Francisco no ano passado, ele afirmou que o drama de Spike Jonze é “incrivelmente profético”. No dia 13 de maio, após revelar ao público a nova voz do programa, Altman postou no X a palavra “her” (título original do filme em inglês). Em seu comunicado, Scarlett Johansson afirma que a postagem insinua que a similaridade tenha sido intencional.

Resposta da OpenAI

A OpenAI nega que Sky seja baseada em Scarlett Johansson, mas suspendeu a voz. Em comunicado divulgado na segunda-feira (20/5), a empresa afirmou acreditar que “vozes de inteligência artificial não devem imitar deliberadamente a voz característica de uma celebridade”.

A empresa ainda nega que a voz de Sky seja uma imitação de Scarlett Johansson e informou que não vai divulgar o nome da atriz que gravou a voz para preservar sua privacidade.