“O Conde de Monte Cristo” impressiona com 12 minutos de aplausos em Cannes

Épico francês é nova aventura clássica da equipe de "Os Três Mosqueteiros" e foi exibido no festival fora de competição

Divulgação/Pathé

“O Conde de Monte Cristo”, épico francês dirigido por Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière, teve uma première retumbante fora de competição no Festival de Cannes nesta quarta-feira (22/5). A adaptação do clássico romance de Alexandre Dumas, que tem quase 3 horas de duração, foi ovacionada por 12 minutos, tornando-se o filme mais aplaudido da edição de 2024 do famoso evento.

Elenco e trama

O filme conta a conhecida história de Edmond Dantes, um jovem que se torna alvo de uma trama sinistra e é preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Após 14 anos na prisão da ilha de Château d’If, ele consegue escapar de maneira ousada. Anos depois, rico além de seus sonhos, ele assume a identidade do Conde de Monte Cristo e volta à sua cidade para se vingar dos três homens que o traíram.

O elenco destaca Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”) no papel-título, além de Anaïs Demoustier (“Alice e o Prefeito”), Laurent Lafitte (“Elle”), Pierfrancesco Favino (“O Traidor”), Anamaria Vartolomei (“O Acontecimento”) e Bastien Bouillon (“A Noite do dia 12”). Todos estavam presentes na exibição em Cannes.

Produção e distribuição

Com “O Conde de Monte Cristo”, os cineastas Delaporte e de la Patellière voltam ao universo de Alexandre Dumas, que exploraram com enorme sucesso em “Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan” e “Os Três Mosqueteiros: Milady”, blockbusters do cinema francês que resgataram os clássicos literários para a geração Z e fãs dos filmes de ação desenfreada. A dupla apenas escreveu os dois filmes anteriores, dirigidos por Martin Bourboulon, mas agora fazem tudo: texto e direção.

A estreia está marcada para 28 de junho na França, mas ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.