O narrador esportivo Silvio Luiz faleceu aos 89 anos em decorrência de falência múltipla de órgãos, em São Paulo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (16/5) pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde ele voltou a ser internado na segunda-feira (13/5), apenas oito dias após ter recebido alta médica.
O jornalista procurou a instituição de saúde pela primeira vez no dia 7 de abril, quando sofreu uma indisposição durante a transmissão da final do Campeonato Paulista, em uma partida entre Palmeiras e Santos. Na ocasião, ele ficou subitamente em silêncio, preocupando os telespectadores.
Os humoristas Márvio Lúcio, o Carioca, e Marcos Chiesa, o Bola, deram continuidade à transmissão. “Vamos dar uma descansada aí, Silvio. Vai tomar um arzinho e depois você volta”, disse Carioca, na ocasião. Pouco depois, ele foi visto deixando o estúdio da Record TV em uma cadeira de rodas.
Carreira de Silvio Luiz
Silvio Luiz é um dos narradores mais experientes e queridos do Brasil. Com 89 anos, ele acumula uma carreira de mais de 60 anos na televisão, narrando diversos esportes, como futebol, basquete e vôlei.
Ele deu seus primeiros passos nas telinhas em 1958, antes de entrar na área esportiva. Na época, Silvio trabalhou como ator na novela “Éramos Seis”, onde viveu o personagem Julinho, filho dos protagonistas. Logo depois, esteve no elenco de “Cela da Morte”, sua última telenovela.
Em 1965, Silvio se formou como árbitro de futebol na Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, na mesma turma que Dulcídio Wanderley Boschilla e José de Assis Aragão. Ele seguiu carreira por cinco anos e chegou a ser um dos assistentes na partida inaugural do Estádio do Morumbi, em janeiro de 1970.
Focado no jornalismo, ele trabalhou na TV Paulista, Rádio Bandeirantes, Rádio Record, TV Excelsior, SBT, além da Band e TV Record, onde também foi diretor de programação. Pouco depois, passou a ser locutor esportivo, ganhando o posto de titular dos jogos com seu carisma e discurso irreverente.
Já destaque na área esportiva, Silvio ficou marcado pelos bordões memoráveis “pelas barbas do profeta”, “olho no lance” e “confira comigo no replay”. Ele narrou importantes campeonatos ao longo da vida, incluindo seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas. Nos últimos dois anos, ele comentava as disputas ao lado dos humoristas Bola e Carioca na Record.
Silvio Luiz deixa a esposa, a cantora Márcia, e três filhos.