Morre o jornalista esportivo Antero Greco aos 69 anos

O jornalista e apresentador esportivo da ESPN foi diagnosticado com tumor cerebral em junho de 2022, e desde então lutava contra a doença

Divulgação/ESPN

O jornalista e apresentador esportivo Antero Greco faleceu nesta quinta-feira (16/5) aos 69 anos, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com tumor cerebral em junho de 2022, e desde então lutava contra a doença.

Nos últimos dias, o apresentador Paulo Soares, conhecido como Amigão, informou que Greco estava em “seus dias finais” em decorrência do câncer cerebral. Desde então, ele permaneceu internado e sedado no Hospital Beneficência Portuguesa Mirante, localizado na capital paulista.

“Dorme um sono profundo, sereno. Não acorda e não fala mais. Se alimenta por sonda. Sinais vitais ainda respondem bem. […] Hoje fui com Alex Tseng, João Simões e Roberto Salim me despedir dele. Muito triste e difícil. Imaginávamos ainda voltar a bancada do SportsCenter. Nosso sonho acabou”, lamentou Amigão em uma publicação disposta na coluna de Juca Kfouri.

O velório de Antero Greco acontece nesta quinta (16/5), a partir do meio-dia, no Cemitério Redentor. O enterro está marcado para às 16h, na Avenida Dr. Arnaldo, 1105, em Sumaré, São Paulo.

Carreira de Antero Greco

Greco se formou na primeira turma de jornalismo no período noturno da faculdade ECA-USP. Antes, ele estudou em colégio religioso e cogitou ser padre na infância, mas não seguiu por esse caminho.

Sua carreira como jornalista começou na década de 1970, no Estado de S. Paulo. Mas com o passar do tempo, ele teve passagens no Popular da Tarde, Folha de S. Paulo, Diário de São Paulo, além da TV Bandeirantes.

Com mais de 40 anos de experiência, Greco foi responsável pela cobertura de mais de 10 Copas do Mundo e diversos grandes eventos esportivos, como as transmissões de jogos do futebol italiano e dos jogos do Palmeiras, seu time do coração. Ele ainda chegou a ser colunista esportivo do UOL, entre 2019 e 2020.

Greco também era apaixonado por literatura e escreveu dois livros esportivos, “Seleção Nunca Vista” e “A Goleada”, além de possuir uma coleção admirável de livros com mais de 10 mil exemplares na estante.

Parte da história da ESPN

Referência na profissão, Antero Greco fez história na ESPN por mais de 30 anos, sendo o jornalista mais antigo da emissora esportiva. Ele entrou na empresa no início de 1994, quando ainda se chamava “TVA Esportes”, e se destacou com a parceria de sucesso com Paulo Soares, o Amigão, na bancada do programa “SportsCenter”, onde eles misturavam a seriedade jornalística com muito bom humor.

Saúde abalada

Greco teve um susto repentino no “SportsCenter” em setembro de 2022, quando passou mal no meio de um comentário ao vivo e não conseguiu concluir seu raciocínio. O apresentador Felipe Motta correu para chamar o intervalo para socorrê-lo.

Na ocasião, o jornalista foi encaminhado a um hospital, submetido a uma cirurgia de urgência e ficou oito dias internado. Ele voltou a trabalhar à distância um mês depois, mas acabou se afastando novamente para realizar sessões de radioterapia.

Pouco tempo depois, Greco relatou no programa que os primeiros sintomas começaram em junho de 2022, quando sentiu uma dormência na mão e foi às pressas para o Hospital São Camilo (SP) acreditando estar infartando. Foi aí que os médicos constataram um “corpo estranho” em sua cabeça.

Greco chegou a ser internado e passou por uma cirurgia para remoção. Contudo, ele descobriu em novos exames que havia sobrado um pedaço do “corpo estranho” e que, por isso, precisaria de uma nova cirurgia, que estava prevista para outubro do ano passado. A operação foi adiantada após ele passar mal ao vivo.