A 20th Century Studios, subsidiária da Disney, anunciou planos de reiniciar a franquia de aventura sci-fi “Maze Runner”, que originalmente teve uma trilogia de filmes lançados entre 2014 e 2018. A produtora abriu negociações para que Jack Paglen, conhecido pelos roteiros de “Alien: Covenant” (2017) e “Transcendence” (2014) estrelado por Johnny Depp, escreva o script para o novo capítulo.
Equipe de produção
Ellen Goldsmith-Vein e Lee Stollman do Gotham Group, junto com Wyck Godfrey e Marty Bowen da Temple Hill, que produziram a trilogia original, estão confirmados na produção do novo projeto. Além disso, Wes Ball, diretor da trilogia original, também estará envolvido no desenvolvimento deste filme.
Foco na continuidade e inovação
Baseando-se nos livros de sucesso de James Dashner, “Maze Runner” originalmente centrava-se em um grupo de adolescentes que chegavam a um local cercado chamado Glade, sem memórias de seu passado. Rodeados por um labirinto habitado por criaturas mecânicas mortais e portas que se fechavam ao anoitecer, eles descobrem que a chave para a sobrevivência envolve desvendar os mistérios do labirinto. Nas sequência, a trilogia expandiu a trama para o exterior, revelando um mundo distópico afetado por uma pandemia, com organizações governamentais malignas e corporações nefastas, aumentando a escala de ação.
De acordo com o site The Hollywood Reporter, o reinício não será uma remake da história original nem uma sequência direta dos filmes anteriores, que contaram com Dylan O’Brien e Kaya Scodelario nos papéis principais. O objetivo é continuar a narrativa, resgatando elementos que ressoaram com o público no primeiro filme – que surpreendeu ao arrecadar US$ 348 milhões mundialmente, custando apenas US$ 35 milhões de produção.
Estratégia similar em outro projeto
A estratégia de reinício é similar à adotada no próximo filme do Planeta dos Macacos, também dirigido por Wes Ball e produzido pelo 20th Century Studios. “Planeta dos Macacos: O Reinado” pretende reiniciar a franquia, conectando-se tenuemente aos filmes anteriores por meio de uma história com novos personagens situados gerações após os eventos do filme anterior.