Max cancela animação “Planeta dos Abutres” após uma temporada

Unanimidade entre a crítica, o desenho adulto de ficção científica era muito elogiado e alcançou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes

Divulgação/Max

A plataforma Max cancelou a elogiadíssima animação sci-fi “Planeta dos Abutres” (Scavengers Reign) após uma temporada. A série era uma unanimidade crítica, com 100% de aprovação na média registrada pelo Rotten Tomatoes.

Tantos comentários positivos atraíram o interesse da Netflix, que disponibilizar a 1ª e única temporada em 31 de maio. O cancelamento foi confirmado antes que o impacto da disponibilização na nova plataforma pudesse ser medido.

De todo modo, a história pode ser considerada completa, com a conclusão do arco narrativo ao final do último capítulo. Mas sempre fica a curiosidade sobre o que mais poderia acontecer em novos episódios.

Uma das melhores animações adultas de 2023, a série levava o espectador para o planeta Vesta, um ambiente alienígena hostil que precisa ser superado por sobreviventes de um desastre espacial. Os episódios narravam uma jornada de luta constante em meio a esse mundo exótico e perigoso, habitado por uma variedade de criaturas e recursos naturais estranho. Com uma fauna e flora bizarra, que se confunde e se prova utilitária, capaz de providenciar máscaras respiratórias orgânicas e até sacos bioluminescentes utilizados como tochas, a vida no planeta se prova um desafio para os astronautas, determinados a escapar de suas armadilhas.

A ambientação e os detalhes biológicos de Vesta são pontos de destaque, com a arte caprichada e precisa criando um ambiente surreal, por vezes belo e por vezes brutal, repleto de predadores horripilantes e ecossistemas vívidos que desafiam a compreensão humana. A produção é extremamente visual e o apuro em sua concepção evoca a arte visionária do quadrinista francês Jean Giraud (1938-2012), mais conhecido como Moebius, em vez das influências tradicionais dos animes japoneses.

A aventura espacial foi criada pelos novatos Joseph Bennett e Charles Huettner, e contou com dublagens de Wunmi Mosaku (“Loki”), Alia Shawkat (“Search Party”), Pollyanna McIntosh (“The Walking Dead”), Bob Stephenson (“Top Gun: Maverick”) e Sunita Mani (“GLOW”).