Globo tem melhor início de ano em uma década graças ao BBB 24

Emissora registra crescimento significativo em receitas de publicidade e assinaturas de streaming no primeiro trimestre de 2024

Instagram/TV Globo

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O sucesso comercial do “Big Brother Brasil 24” proporcionou à Globo o melhor primeiro trimestre dos últimos dez anos, conforme anunciou o diretor-presidente da emissora, Paulo Marinho, em comunicado distribuído aos principais executivos na segunda-feira (27/5).

Crescimento nas vendas

A Globo registrou um crescimento de 18% nas vendas de publicidade na TV aberta e nos veículos digitais em relação ao primeiro trimestre de 2023. A emissora fechou o período com uma receita líquida de R$ 3,65 bilhões, dos quais 60% vieram de formatos publicitários (R$ 2,33 bilhões). Só com cotas de patrocínio do “BBB 24”, a Globo faturou mais de R$ 800 milhões.

Na nota interna, Marinho destacou que “a maior receita publicitária [de um primeiro trimestre] em mais de dez anos” foi gerada “principalmente pelo aumento das ações de publicidade”. Ele citou o “Big Brother Brasil” como principal impulsionador, mencionando que o programa teve a maior audiência de uma final desde 2021.

Crescimento do Globoplay e Premiere Play

Marinho enfatizou que, “mesmo em um cenário ainda desafiador para o streaming em todo o mundo”, o Globoplay teve um crescimento de 23% em assinaturas, também impulsionado pelo BBB e por um acordo com a Claro. Já o Premiere Play, antigo pay-per-view de futebol, “teve um aumento expressivo de 61% em sua base de assinantes”.

Apesar desses crescimentos, as receitas de conteúdo (streaming, TV paga e venda de programas para o exterior) aumentaram apenas 3%, de R$ 1,19 bilhão para R$ 1,23 bilhão.

Disciplina em custos e resultados financeiros

Graças a uma “contínua disciplina em termos de custo”, os gastos com vendas, produções e operações subiram apenas 2%, totalizando R$ 2,8 bilhões. Isso resultou em um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) positivo de R$ 812 milhões, o melhor resultado desde 2016.

“Iniciamos o ano com um trimestre de bons resultados. Enquanto evoluímos em nosso processo de transformação, temos conseguido gerar crescimento de receita e de nosso Ebitda, fruto de nossos esforços em apresentar novas soluções ao mercado publicitário, da evolução de nossos modelos de assinatura e de uma oferta de conteúdo atrativa para o público brasileiro, além de uma contínua disciplina em termos de custo, investimento e alocação de capital”, resumiu Paulo Marinho.

Desafios futuros

Neto do fundador Roberto Marinho, Paulo Marinho assumiu a presidência da Globo em outubro de 2021. No documento distribuído aos executivos, ele não fez projeções para o restante do ano. No final de 2023, durante uma live interna, Marinho afirmou que 2024 será um ano “desafiador”, demonstrando preocupação com os Jogos Olímpicos de Paris, que podem dar prejuízo para a Globo. Ou seja, o desempenho positivo do primeiro trimestre pode não se manter até o final do ano.