Globo mobiliza jornalistas para cobertura da tragédia no Rio Grande do Sul

A emissora enviou Ana Paula Araújo, Patricia Poeta e William Bonner ao sul do país após receber críticas por dedicar sua programação ao show de Madonna

Divulgação/Globo

A Globo mobilizou sua equipe de jornalistas nesta segunda-feira (6/5) para ampliar a cobertura da tragédia no Rio Grande do Sul. Nesta manhã, as apresentadoras Patrícia Poeta (“Encontro”) e Ana Paula Araújo (“Bom Dia Brasil”) comandaram as atrações ao vivo no estado da região sul, e William Bonner (“Jornal Nacional”) fará o mesmo na programação noturna.

Nesta tarde, Bonner embarcou em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com destino à cidade de Canoas para preparar as notícias do principal telejornal da Globo. A emissora também fará doações no valor equivalente à viagem para uma instituição que ajuda vítimas afetadas pelas enchentes, e que foi indicada pelo órgão.

“Esse avião aqui, que está atrás de mim, está levando, por exemplo, um hospital de campanha para as pessoas que estão precisando de ajuda no Rio Grande do Sul, e nós vamos apresentar o ‘Jornal Nacional’ lá do Rio Grande do Sul, acompanhando esse momento tão dramático da história do Estado”, declarou Bonner em um vídeo divulgado pelo g1.

Conteúdo exibido pela manhã

Ana Paula, por sua vez, foi encaminhada para Santa Catarina de avião e seguiu o restante do trajeto de carro para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul que foi bastante afetada pelas enchentes. A âncora participou dos telejornais matutinos para mostrar os estragos na região.

“Chegar até aqui não foi nada fácil. Nós fomos para Santa Catarina. De lá, fizemos uma viagem de carro de sete horas. A estrada estava boa, conseguimos vir bem. Porém, quando chegamos aqui, o que a gente encontrou no centro histórico de Porto Alegre foi alagamento para todos os lados”, ela descreveu.

Já Patrícia Poeta, que também desceu em Florianópolis e viajou de carro até Porto Alegre, apresentou o programa “Encontro” no bairro São João, um dos mais afetadas pela chuva na capital do Rio Grande do Sul. “Aeroporto fechado, rodoviária fechada em função da quantidade de água nas ruas. Ruas completamente alagadas”, desabafou a apresentadora.

“Quero dizer primeiro o seguinte: voltar para a terra natal com um cenário desolador desses aqui é muito difícil. Eu confesso a você aí de casa. Mas a gente vai focar, vai tentar fazer o trabalho da melhor forma possível para tentar ajudar os meus conterrâneos”, acrescentou Patrícia, que é gaúcha.

Jornalismo efetivo

A iniciativa da Globo surgiu depois de sofrer críticas no fim de semana por dedicar sua programação ao show gratuito de Madonna, no último sábado (4/5), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A emissora está cobrindo a tragédia no sul do país desde o dia 29 de abril, porém parte dos telespectadores ficaram incomodados com o evento patrocinado e a forte divulgação da apresentação da diva pop.