Fábio Porchat recebeu um convite inusitado da Igreja Católica após causar polêmica com vídeos religiosos no “Porta dos Fundos”. Agora, o humorista vai participar de uma audiência com o Papa Francisco no dia 14 de junho, no Palácio Apostólico do Vaticano, a pedido dos próprios líderes da instituição.
O convite foi enviado ao humorista por meio de uma carta formal em nome do Dicastério para a Cultura e do Dicastério para a Comunicação, dois órgãos que compõem a Cúria Romana, uma espécie de cúpula administrativa da Igreja Católica. O evento também deve receber outros humoristas de diversas regiões do mundo.
“O evento tem como objetivo estabelecer uma ligação entre a Igreja Católica e os protagonistas do campo do humor, pois o Papa reconhece o impacto considerável que a arte da comédia tem no mundo da cultura contemporânea”, explicou a assessoria de Porchat.
Alvo de religiosos
Há anos, Fábio Porchat vive uma relação complexa com a religião católica. O humorista, que defende a liberdade de fazer piadas com crenças diversas, já afirmou que acha Jesus Cristo “um baita cara legal” em entrevista a Veja.
O comediante é alvo constante de ataques feitos por religiosos irritados com seu humor, especialmente com os especiais natalinos do “Porta dos Fundos”, que satirizam a vida de Jesus.
Em 2019, Porchat foi atacado pelo especial “A Primeira Tentação de Cristo”, que apresentava um Jesus homossexual e uma Nossa Senhora adúltera. Na véspera de Natal, quatro homens promoveram um atentado com coquetéis molotov contra a produtora.