Ex-BBBs Thelma, Amanda e Marcela já estão trabalhando em hospital do RS

As médicas campeãs do Big Brother Brasil viajaram para o Rio Grande do Sul para ajudar hospitais sobrecarregados

Instagram/Thelma Assis, Amanda Meirelles e Marcela McGowan

A médica Amanda Meirelles, campeã do “BBB 23”, juntamente com as ex-participantes do programa Thelma Assis, vencedora do “BBB 20”, e Marcela Mc Gowan, decidiram se voluntariar para ajudar as vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. E já foram vistas em ação numa sala de cirurgia do hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, uma das cidades mais afetadas pelos temporais.

Amanda também usou suas redes sociais para alertar a população gaúcha sobre o risco de leptospirose, destacando a importância da quimioprofilaxia para aqueles expostos à água contaminada. “Passando para lembrar que é recomendada a quimioprofilaxia, com avaliação médica, contra a leptospirose para pessoas que estiveram expostas à água de enchente por período prolongado e para equipes de socorristas de resgate e voluntários com exposição prolongada à água de enchente!”, alertou.

Impacto das enchentes na saúde local

Em participação ao vivo no programa “Encontro”, nesta quarta-feira (8/5), Thelma detalhou a situação alarmante em Canoas. Ela descreveu como os profissionais de saúde da região estão enfrentando jornadas extenuantes, muitas vezes sem poder deixar os hospitais. “O trabalho aqui está sendo ajudar os profissionais de saúde daqui, que estão sobrecarregados. Muitos não estão conseguindo se locomover para sair do hospital e acabam dobrando a jornada. Outros demoram três, quatro horas em trajetos que antes eram feitos em 20 minutos”, compartilhou.

Ela também comentou sobre as severas perdas de infraestrutura de saúde em Canoas, incluindo a destruição de unidades básicas de saúde e de um hospital que recentemente havia adquirido um caro aparelho de tomografia. Tudo isso dificulta ainda mais o atendimento das vítimas.

Ações e apelos por doações

A ex-BBB reiterou a urgência de apoio psicológico tanto para as vítimas quanto para os trabalhadores da saúde, prevendo um longo período de recuperação após a redução das águas. “E aí, com certeza, o acompanhamento psicológico dessas pessoas, dos profissionais da saúde, vai ser de extrema importância. Quando essa água baixar, o que vai ser encontrado, quanto tempo vai demorar para ser reconstruído… E é por isso, Patrícia, que a gente está morando aqui, para podermos ajudar da melhor forma possível. E a gente segue também pedindo doações de água, de medicamentos, de alimentos. Todos os hospitais estão recebendo doações”, concluiu Thelminha.

Macela McGowan, por sua vez, fez atendimentos num abrigo de refugiados do clima e destacou a importância de doações de tudo, de insulina à roupas.

As três ex-BBBs de plantão médico também fizeram campanha de doação para o hospital de Canoas, onde estão concentrando o atendimento à população local. Elas ainda estenderam convites para outros médicos do país seguirem seus exemplos e se voluntariarem.