Estreias | As 10 melhores novidades do streaming para o fim de semana

Lista de novidades tem nova série derivada de "The Walking Dead", filme de Jerry Seinfeld e Anne Hathaway apaixonada por cantor de boy band

Divulgação/AMC

A programação de streaming vai de zumbis à romances, com o lançamento de nova série derivada de “The Walking Dead” e um par de histórias de amor inéditas no cinema. Confira a seleção com as 10 melhores novidades da semana.

 

SÉRIES

 

THE WALKING DEAD: DARYL DIXON | PRIME VIDEO

 

A série derivada de “The Walking Dead” acompanha Daryl (interpretado por Norman Reedus) na França, após ser embarcado à força num navio, que acaba sendo dominado por zumbis e explode na costa de Marselha. Seus seis episódios seguem a jornada do sobrevivente americano por uma França infestada, mas resiliente, enquanto busca uma maneira de voltar para casa. No entanto, as conexões que ele forma ao longo do caminho, especialmente com uma freira e um jovem com um segredo capaz de mudar o destino da humanidade, complicam seu plano.

Ele acaba convencido por uma freira pouco convencional, interpretada por Clémence Poésy (“Tenet”), a conduzir uma criança pelo pós-apocalipse europeu, e logo se apega à sua “carga”. Mesmo assim, fica intrigado pelos “poderes” do menino o estreante Louis Puech Scigliuzzi), que é ignorado pelos zumbis, visto como salvador pelos religiosos e cobiçado por cientistas devido às circunstâncias únicas de seu nascimento.

Já renovada, a atração completa uma trilogia de derivados de “The Walking Dead” com “Dead City” e “The Ones to Live”, todas disponíveis na Prime Video.

 

O VÉU | STAR+

 

A nova série criada por Steven Knight (“Peaky Blinders”) e estrelada por Elizabeth Moss (“The Handmaid’s Tale”) explora o relacionamento tenso entre duas mulheres que se envolvem num jogo mortal de espionagem. Moss interpreta Imogen Salter, uma agente veterana do MI6 com talento para se disfarçar. Ela recebe a tarefa de escoltar Adilah El Idrissi, uma mulher aparentemente vulnerável e desesperada, de Istambul a Londres. Durante a jornada, elas se engajam num jogo mortal de verdade e mentiras, com uma delas possuindo um segredo que a outra precisa expor, antes que milhares de vidas se percam. A situação se complica com a chegada dos americanos, que pretendem assumir o controle da missão.

O elenco destaca Yumna Marwan (“Little Birds”) como Adilah El Idrissi, além de Dali Benssalah (“007: Sem Tempo para Morrer”) e Josh Charles (“Away”).

 

UM HOMEM POR INTEIRO | NETFLIX

 

A minissérie baseada no romance do escritor Tom Wolfe (“A Fogueira das Vaidades”) gira em torno de Charles Crocker, um magnata do setor imobiliário de Atlanta, que enfrenta adversários implacáveis e uma falência repentina. Enquanto seu império começa a desmoronar, ele precisa lutar para voltar ao topo. Em meio ao caos financeiro, Crocker também enfrenta problemas em sua vida pessoal, já que sua mulher tenta manter seu status mesmo diante da crise financeira. E não falta uma teia de intrigas políticas e negócios obscuros, com histórias paralelas envolvendo um julgamento de forte componente racial.

A produção é composta por seis episódios, foi desenvolvida por David E. Kelley (criador de “Big Little Lies”), conta com direção de Regina King (“Watchmen”) e Thomas Schlamme (“The West Wing”), e o elenco destaca Jeff Daniels (“The Newsroom”) como Crocker, além de Diane Lane (“Liga da Justiça de Zack Snyder”), William Jackson Harper (“The Good Place”), Aml Ameen (“Love Life”), Tom Pelphrey (“Punho de Ferro”), Sarah Jones (“For All Mankind”), Jon Michael Hill (“The Good Fight”), Chanté Adams (“Roxanne Roxanne”), Lucy Liu (“Elementary”) e Bill Camp (O Preço da Verdade”).

 

FIASCO | NETFLIX

 

A comédia francesa traz Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”) como um cineasta novato, que enfrenta todo o tipo de contratempos enquanto tenta dirigir seu primeiro longa-metragem. A série começa com a perda do investimento inicial, do ator principal e da sanidade do diretor em apenas uma semana de filmagem. Problemas aumentam com a presença de um sabotador misterioso, acidentes no set, gafes em aparições na mídia e outras desventuras que transformam a produção em um verdadeiro fiasco.

A atuação de Pierre Niney é o coração da série, trazendo uma mistura de nervosismo e ingenuidade que lembra os primeiros dias de Woody Allen. Evitando a sátira mais crítica sobre a indústria cinematográfica, a produção brilha em seus momentos de humor físico e diálogos afiados, e ainda conta com um elenco de cinema, incluindo François Civil e Vincent Cassel (ambos de “Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan”). Além de estrelar, Niney co-criou a série com Igor Gotesman (roteirista de “Amor à Segunda Vista”).

 

HACKS 3 | MAX

 

Criação de Paul W. Downs, Lucia Aniello e Jen Statsky, todos roteiristas de “Broad City”, a comédia aclamada traz Jean Smart (“Mare of Easttown”) como uma lendária humorista de Las Vegas. Enfrentando a decadência e a falta de humor, ela se vê compelida a contratar uma jovem estrela da internet (a novata Hannah Einbinder) para lhe escrever novas piadas, mas as duas se odeiam à primeira vista, até perceberem que o desprezo de uma pela outra é o ingrediente ideal para uma boa parceria.

A 3ª temporada acompanha o reencontro de Deborah Vance (Jean Smart) e Ava Daniels (Hannah Einbinder) após um ano separadas. A comediante de stand-up, que agora vive sua tão sonhada fase de sucesso, esbarra com a escritora em Las Vegas e percebe que precisa dela para continuar no topo, apesar das rusgas nos bastidores da parceria.

Rara série com 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, “Hacks” venceu três prêmios Emmy em sua temporada inaugural – Melhor Roteiro, Direção e Atriz – e repetiu a façanha em seu segundo ano de produção – incluindo um bis de Melhor Atriz para Jean Smart.

 

FILMES

 

UMA IDEIA DE VOCÊ | PRIME VIDEO

 

A fanfic sobre a banda One Direction, que virou este filme, foi escrita por Robinne Lee em 2017, imaginando-se como namorada de Harry Styles. A trama acompanha Solène Marchand, uma proprietária de uma galeria de arte que reluta em levar a filha para conhecer sua boy band favorita. Só que a mãe divorciada não fazia ideia que logo teria uma conexão amorosa com um dos integrantes do grupo, com 19 anos a menos que ela. Aos poucos, uma série de encontros clandestinos rapidamente evolui para um relacionamento apaixonado e genuíno.

Anne Hathaway (“Convenção das Bruxas”) estrela e produz a adaptação, em parceria com a escritora do livro, enquanto Nicholas Galitzine (“Continência ao Amor”) vive o cantor. O roteiro é assinado por Jennifer Westfeldt (“Solteiros com Filhos”) e a direção está à cargo de Michael Showalter (“Os Olhos de Tammy Faye”).

Como curiosidade, vale apontar que a fanfic previu de certa forma o romance entre Harry Styles e a atriz-diretora Olivia Wilde, que é 10 anos mais velha que o cantor. Mas eles não estão mais juntos.

 

TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO | MAX

 

Uma produção para os jovens apaixonados. A nova adaptação de romance adolescente do escritor John Green, autor de “A Culpa É das Estrelas”, “Quem É Você, Alasca?” e “Cidades de Papel”, acompanha Aza Holmes, uma menina de 17 anos que sofre com ansiedade, germofobia e pensamentos obsessivos, e se vê agoniada ao se apaixonar pela primeira vez por um garoto. Ela passou a existência inteira achando que nunca conseguiria um relacionamento, mas é incentivada pela melhor amiga a arriscar, o que gera diversas situações constrangedoras, até trágicas, mas também rende os primeiros beijos de sua vida.

As obras de Green costumam levar as angústias adolescentes à sério, em vez de minimizá-las como “coisa da idade”, e a história da vez usa o romance como chamariz para fazer sua abordagem mais frontal da ansiedade, pânico, desejo e sentimentos confusos que causam um turbilhão na mente dos jovens nessa fase.

A adaptação foi escrita pela dupla Elizabeth Berger e Isaac Aptaker, criadores de “Com Amor, Victor” e produtores-roteiristas de “This Is Us”. A direção é de Hannah Marks (“Não Me Diga Adeus”) e o elenco destaca Isabela Merced (“Transformers: O Último Cavaleiro”), Cree (“Missão Pijamas”) e Felix Mallard (“Ginny e Georgia”), além da própria Hannah Marks.

 

SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO | PRIME VIDEO

 

Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, o novo drama de Todd Haynes (“Carol”) é baseado num fato real, mas se apresenta com uma abordagem inédita e intensa. Estrelado por Natalie Portman (“Thor: Amor e Trovão”) e Julianne Moore (“Kingsman: O Círculo Dourado”), o filme é marcado por personagens moralmente ambíguos, com o objetivo de criar desconforto proposital.

A trama segue uma atriz (Portman) que viaja até a Georgia para estudar a vida de uma mulher (Moore) que ela vai interpretar em um filme biográfico. A personagem de Moore era uma mulher casada que teve um romance com um adolescente de 13 anos, foi presa e após cumprir a pena judicial se casou com o jovem, vivido por Charles Melton (de “Riverdale”). Mas nem duas décadas de distância e uma vida discreta nos subúrbios fizeram o escândalo ser esquecido. E com sua vida revirada pela estranha em sua casa, questões do casal, até então adormecidas, começam a vir à tona.

Na sua busca para compreender Gracie, Elizabeth ultrapassa os limites entre curiosidade e invasão, enquanto seu objeto de estudo se mostra defensiva e complexa. Nesse jogo, o filme cria uma atmosfera tensa e estranha, salpicada por um humor sutilmente obsceno, que dialoga com seu tema tabu. A tensão é equilibrada por elementos cômicos, tornando possível arrancar risadas pela audácia da trama. Mas não se trata de uma obra fácil, especialmente para quem evita mergulhar em narrativas sobre indivíduos terríveis.

 

EU, CAPITÃO | VOD*

 

A obra aclamada de Matteo Garrone (diretor do épico drama gangster napolitano “Gomorrah”) tem 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, venceu os prêmios de Melhor Direção e Atuação no Festival de Veneza do ano passado, os troféus David Donatello (o Oscar italiano) de Melhor Filme e Diretor, e ainda disputou o Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano. Para não deixar dúvidas, é reconhecidamente excelente.

Drama de imigração, o longa segue dois adolescentes senegaleses que vivem em Dakar e anseiam por um futuro mais brilhante na Europa. No entanto, entre seus sonhos e a realidade, há uma jornada traiçoeira através de um labirinto de postos de controle, o deserto escaldante do Saara, uma prisão fedorenta no norte da África e as vastas águas do Mediterrâneo, onde milhares morrem apertados dentro de embarcações mal adequadas para a travessia.

Seydou (interpretado por Seydou Sarr, premiado em Veneza) e Moussa (Moustapha Fall) são primos que sonham em viver na Europa, onde Seydou deseja encontrar a fama como músico. Eles trabalham em canteiros de obras carregando cargas pesadas para economizar para a viagem. A jornada deles é dividida em seções distintas que conduzem os adolescentes ao fundo do Saara, envolve um interlúdio bárbaro na Líbia e eventualmente os leva à beira do Mediterrâneo. É uma viagem muitas vezes punitiva e definida pela violência.

Com vistas deslumbrantes de um Saara carregado de cadáveres e um vasto Mar Mediterrâneo vazio de embarcações para ajudar navios de imigrantes sobrecarregados com africanos desesperados e doentes, Garrone transforma a aventura dos jovens num pesadelo. Seydou é torturado e vendido como escravo e Moussa é preso por bandidos sírios. Mas o diretor tenta aliviar o peso impossível de tudo isso com momentos de realismo mágico.

Para conceber o filme, Garrone baseou-se em relatos de migrantes que fizeram jornadas análogas. Por sinal, levou três terríveis anos para um dos consultores do filme, um homem marfinense chamado Mamadou Kouassi, conseguir completar sua viagem à Europa.

 

A BATALHA DO BISCOITO POP-TART | NETFLIX

 

A estreia na direção do comediante Jerry Seinfeld (o “Seinfeld”) é uma versão exagerada e meio inventada da história da criação das torradas Pop-Tarts, que revolucionaram o café da manhã dos americanos. A trama se passa em Michigan, em 1963, e retrata a competição acirrada entre as empresas de cereais Kellogg’s e Post para produzir um novo produto para o café da manhã.

Seinfeld acumula função de diretor e roteirista com a de protagonista. Ele interpreta Bob Cabana, um funcionário da Kellogg’s encarregado de criar uma alternativa aos cereais. Para isso, conta com a ajuda de uma cientista da NASA vivida por Melissa McCarthy (“A Pequena Sereia”). O elenco também destaca Jim Gaffigan (“Círculo Fechado”) como o dono da Kellogg’s, Hugh Grant (“Paddington 2”) como o ator na roupa do mascote dos cereais Tony the Tiger e Amy Schumer (“Life & Beth”) como Marjorie Post, a dona da empresa rival de cereais, Post.

Com diversas participações, o filme ainda conta com Max Greenfield (“New Girl”), Peter Dinklage (“Game of Thrones”), Christian Slater (“Mr. Robot”), Bill Burr (“A Arte de Ser Adulto”), James Marsden (“Westworld”), Jack McBrayer (“30 Rock”), Thomas Lennon (“Reno 911!”), Bobby Moynihan (“Saturday Night Live”), Adrian Martinez (“Stumptown”), Tony Hale (“Veep”), Maria Bakalova (“Morte Morte Morte”), Dean Norris (“Breaking Bad”), Sebastian Maniscalco (“O Irlandês”), Cedric the Entertainer (“The Neighborhood”), Fred Armisen (“Portlandia”), John Slattery (“Mad Men”), Jon Hamm (“Mad Men”) e muitos outros.

A quantidade de nomes se deve ao prestígio conquistado por Seinfeld ao longo dos anos. Mas passa longe de ser garantia de qualidade. Medíocre, “A Batalha do Biscoito Pop-Tart” não pode ser realmente considerado um dos “melhores lançamentos da semana”, mas preenche o critério de interesse pelo tamanho do desastre de talento que representa.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.