O elenco e o diretor do filme “Motel Destino” dançaram no tapete vermelho do Festival de Cannes ao som da música “Coração” nesta quarta-feira (22/5). O sucesso da banda Aviões do Forró, escrito por Dorgival Dantas, animou os atores e e o cineasta cearense Karim Aïnouz, antes do filme ser exibido no prestigiado festival francês.
Diante do público, o grupo celebrou a ocasião batendo palmas ritmadas e ensaiando passos de forró ao som da canção. Aviões do Forró é do Ceará, estado do diretor e onde o longa foi filmado.
Diante da repercussão, o cantor Xande Avião comemorou nas redes sociais a presença da música em um dos principais festivais de cinema do mundo. “Alguém sabe qual é o fuso horário de Cannes? Por lá o São João já começou! O Nordeste venceu mais uma vez”, ele escreveu no Instagram, acrescentando: “Isso tudo é a produção audiovisual cearense chegando em Cannes”.
Competição acirrada
“Motel Destino” concorre à Palma de Ouro com outras 18 produções, incluindo “Megalopolis”, de Francis Coppola, “Tipos de Gentileza”, de Yórgos Lánthimos, e “The Substance”, de Coralie Fargeat. A disputa pela Palma de Ouro promete ser acirrada, destacando a importância da participação do filme brasileiro.
Único latino-americano da competição, o filme foca na trajetória do jovem Heraldo, interpretado pelo estreante Iago Xavier, que transforma o cotidiano do Motel Destino ao chegar no local. Na trama, Heraldo precisa se livrar de uma dívida e tenta assaltar um banco, mas não é bem-sucedido. Ele busca esconderijo em um motel de beira de estrada, onde conhece Dayana, vivida por Nataly Rocha (“Segunda Chamada”).
O elenco da produção também inclui o ator Fabio Assunção (“Onde Está Meu Coração”).
Trajetória do diretor em Cannes
Aïnouz lançou sua carreira em Cannes, onde ele estreou com “Madame Satã” em 2002, e foi aclamado em diversas outras participações com filmes diversos, chegando a vencer a mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) com “A Vida Invisível” em 2019.
Com “Motel Destino”, ele busca não só explorar temas intensos e provocativos mas também ampliar as fronteiras do cinema brasileiro. Aïnouz expressou grande entusiasmo por esta participação: “Retornar a Cannes com um filme que celebra minha volta ao cinema brasileiro após anos é uma dupla celebração. ‘Motel Destino’ é uma obra que desafia, seduz e revela a vitalidade de nossa cultura.”
O longa ainda não tem previsão de estreia comercial.