Beyoncé e a rapper Big Freedia foram processadas por suposta “violação intencional de direitos autorais, práticas comerciais desleais e enriquecimento sem causa” do hit “Break My Soul” (2022). As informações foram reveladas na quinta-feira (23/5) pela revista People.
De acordo com documentos judiciais, o grupo americano Da Showstoppaz alegou que as artistas se apropriaram da frase “Release a Wiggle” da música homônima lançada em 2002 sem permissã ou créditos nas faixas “Break My Soul” e “Explode” (2014).
“O uso das palavras, melodia e arranjo musical reais de ‘Release a Wiggle’ foram deliberadamente feitos por Big Freedia na gravação de ‘Explode’, que posteriormente foi fortemente sampleado pela gravação de ‘Break My Soul’”, diz um trecho do processo aberto em Louisiana, nos Estados Unidos. “Os réus não reconheceram a contribuição, não obtiveram permissão para usar as letras, melodias e arranjos musicais protegidos por direitos autorais, nem forneceram compensação ao Da Showstoppaz”.
Da Showstoppaz abriu a ação por “tomada deliberada de seu trabalho” e pede que “os réus sejam obrigados a comprovar os lucros ilícitos atribuíveis à sua infração, e cessar e desistir do uso continuado não autorizado de seus trabalhos, fornecer crédito e direitos de compensação, bens e interesses”.
Confira as faixas abaixo.