Anitta expõe sexismo em entrevista internacional: “Presos no tempo”

O site Today compartilhou um desabafo da cantora sobre a abordagem polêmica de uma entrevista que ela concedeu no início deste mês

Instagram/Anitta

Anitta fez uma participação histórica nesta sexta-feira (31/5) no “Today Show”, um programa muito popular do canal americano NBC, como a primeira artista brasileira a se apresentar na atração. Ela cantou para o público e sentou para uma entrevista com os apresentadores, onde falou sobre seu novo álbum, “Funk Generation”, e comentou o impacto que o susto com saúde causou na concepção do disco. Realizada e feliz, Anitta foi só risos e agradecimentos em sua passagem pela atração.

Entretanto, num grande contraste, o site oficial do programa revelou nesta mesma sexta outro bate-papo com Anitta, realizado no começo do mês para antecipar sua participação no programa, onde a cantora comentou “uma das piores entrevistas” de sua carreira internacional.

A pior entrevista da carreira

“Me desculpe se fiquei quieta. Acabei de voltar de uma das piores entrevistas de toda a minha carreira. Foi tão sexista, como se estivéssemos presos no tempo há 20 anos”, lamentou ela, referindo-se a sua participação num programa de rádio. “Eles só queriam me perguntar sobre sexo, minha sexualidade, minha vida amorosa”, reclamou Anitta, que foi questionada se posaria para a Playboy.

“A certa altura, eles perguntaram se eu consideraria posar para a Playboy! Playboy! E quando respondi, disse: ‘Quem sabe, talvez eu seja escritora da Playboy’. Era como se eles nunca tivessem pensado que eu poderia ser bonita, talentosa e inteligente”.

Em seguida, Anitta explicou que o problema da entrevista foi resumir sua carreira apenas com as notícias sobre sua vida íntima. “Não me importo em falar sobre sexualidade. Faz parte da nossa vida e é uma grande parte de quem eu sou, então não me importo de ser questionada sobre isso. Eu amo ser uma pessoa sexual. Faz parte da minha personagem”, comentou.

“Eu simplesmente não gosto quando as pessoas pensam que é só isso. Quando as pessoas me tratam como se: ‘Oh, ser sexy é tudo o que ela sabe’. Não, isso não é tudo que eu sei. Eu estava gerenciando minha própria carreira por muitos anos. Eu sou uma melhor de negócios, não posso ser reduzida apenas a sexo. Eu faço muito e ainda quero fazer muito mais”, seguiu Anitta.

A melhor recepção possível

Após este desabafo, ela teve a melhor recepção possível no programa. A cantora foi apresentada pela âncora Savannah Guthrie como “a rainha do pop brasileiro” e caiu na graça do elenco do programa, além de se apresentar no Today plaza, o mesmo palco que artistas icônicos americanos como Prince, Beyoncé, Taylor Swift e Britney Spears ocuparam antes dela.

“Simplesmente não vemos coisas assim acontecendo com os brasileiros, por isso estou muito feliz. Ainda estamos muito invisíveis. Então, só espero que as pessoas sintam e vivenciem essa energia brasileira, mesmo que seja apenas por uma manhã. E quem sabe? Talvez depois eles digam: ‘Uau, isso é tão diferente. Preciso saber mais sobre isso. E então o funk brasileiro realmente se tornará a próxima novidade.”