O diretor Francis Ford Coppola divulgou a primeira prévia de “Megalópolis”, sua superprodução independente, que terá première mundial no Festival de Cannes.
Na cena divulgada, o ator Adam Driver (“Star Wars: A Ascensão Skywalker”) caminha até a beirada de um arranha-céu, aparentemente prestes a pular. No entanto, durante o ato de se lançar no vazio, ele grita “Tempo, pare!” – e os carros abaixo congelam no lugar. Em seguida, ele retrocede em segurança para a marquise, estala os dedos e os carros voltam a andar.
Trama e elenco
“Megalopolis” se passa nos EUA contemporâneos reimaginados como uma nova Roma. A trama gira em torno do conflito entre Cesar Catilina (Driver), um arquiteto genial que busca construir uma utopia futurista, e o prefeito Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito, de “Better Call Saul”), defensor do status quo e representante da ganância, interesses escusos e guerras partidárias.
Além de Driver e Esposito, o elenco do filme conta com nomes de peso como Nathalie Emmanuel (“Velozes e Furiosos 9”), Aubrey Plaza (“The White Lotus”), Shia LaBeouf (“O Preço do Talento”), Jon Voight (“Ray Donovan”), Jason Schwartzman (“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”), Laurence Fishburne (“John Wick 4: Baba Yaga”), Dustin Hoffman (“O Caso Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”) e muitos outros.
Financiamento independente
O diretor consagrado da trilogia “O Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now” iniciou a escrita de “Megalopolis” em 1983. O filme, que teria custado cerca de US$ 120 milhões, foi financiado em parte pela venda de uma parcela significativa do império vitivinícola de Coppola. Em março deste ano, ele realizou uma exibição privada do longa para potenciais compradores, incluindo representantes da Universal, Netflix e Sony. Mas as reações foram dividas. De acordo com relatos de alguns presentes na exibição, o fundador de uma distribuidora independente declarou ter “gostado muito” e considerá-lo um “grande filme cheio de vida”, mas os executivos de estúdios maiores expressaram receio. Um deles afirmou que “não há como posicionar este filme” no mercado, outro comentou que “todos torcem” por Coppola, mas “existe o lado comercial das coisas”. Um terceiro chegou a dizer que o filme “não é bom” e que “quem investir em marketing vai perder dinheiro”.
Sem distribuidora definida, o cineasta aposta na repercussão em Cannes para fazer o filme chegar aos cinemas. A première do filme está confirmada para o dia 17 de maio no prestigiado festival francês.