A última obra de Jean-Luc Godard, “Scénarios”, será exibido na próxima edição do Festival de Cinema de Cannes. Concluído em 2022, um dia antes do falecimento do diretor por suicídio assistido, o curta-metragem de 18 minutos ganhará première junto com uma introdução de 34 minutos, também criada pelo cineasta.
O filme, que combina imagens estáticas e em movimento, é descrito como uma experiência que transita entre ler e ver.
No ano passado, o Festival de Cannes já havia exibido “Trailer of the Film That Will Never Exist: Phony Wars”, um documentário inacabado que foi apresentado como o último trabalho de Godard. No entanto, Nicole Brenez, colaboradora do diretor em um livro, afirmou que ele havia planejado, dirigido e supervisionado diversos outros projetos antes de sua morte.
Os parceiros de longa data de Godard, Fabrice Aragno e Jean-Paul Battaggia, têm se dedicado a levar esses projetos às telas. Aragno descreveu “Scénarios” como tendo um estilo de vídeo mais clássico, incluindo imagens em Super-8, um formato de filme popular para filmagens caseiras e amadoras entre as décadas de 1960 e 1980.
“Scénarios” será exibido dentro da mostra Cannes Classics do festival, que este ano também contará com especiais de “Sete Samurais” de Akira Kurosawa e “Os Guarda-Chuvas do Amor” de Jacques Demy. Além disso, haverá estreias de documentários sobre Faye Dunaway e Jim Henson.
Além dos clássicos, o programa principal do Festival de Cannes incluirá obras contemporâneas como “Kinds of Kindness”, novo filme de Yorgos Lanthimos com Emma Stone após “Pobres Criaturas”, “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola, e “Furiosa”, prólogo de “Mad Max: Estrada da Fúria” dirigido por George Miller.