Os fãs de “The Good Doctor” foram surpreendidos com a morte de um personagem importante, com a exibição do mais recente episódio da série nos Estados Unicos. O capítulo, que foi ao ar na noite de terça (2/4) pela rede americana ABC, mostrou o Dr. Asher Wolfe, interpretado por Noah Galvin, sendo assassinado num ataque violento motivado por antissemitismo e homofobia.
O ataque a Dr. Asher Wolfe
O médico, que fazi parte da série desde a 4ª temporada, foi atacado quando voltava para casa após o expediente no hospital. Ele parou o carro ao encontrar um grupo de vândalos destruindo uma sinagoga. Tentando impedi-los, Asher disse que não chamaria a polícia se eles parassem o que estavam fazendo. Quando um dos vândalos especulou que ele era judeu, o médico respondeu: “Sou sim, e também sou gay. Estou chamando a polícia neste momento”.
Quando o Dr. Wolfe deu as costas para a cena, um dos criminosos o atingiu na cabeça com uma arma, fugindo em seguida e deixando-o morto na rua. A cena foi justaposta com o namorado do personagem, Jerome, interpretado por Giacomo Baessato, esperando por ele em um restaurante, onde planejava pedi-lo em casamento.
Mensagem do episódio
O episódio termina com uma mensagem: “Se você ou alguém que você conhece passou por experiências de antissemitismo, homofobia ou qualquer tipo de crimes de ódio, ou se você quer saber mais sobre como ajudar, visite splcenter.org”.
O Southern Poverty Law Center (SPLC) é uma organização que atua como catalisador para a justiça racial no sul dos Estados Unidos e além, trabalhando em parceria com comunidades para desmantelar a supremacia branca, fortalecer movimentos interseccionais e promover os direitos humanos.
Fim da série
“The Good Doctor” vai acabar em sua 7ª temporada, que está atualmente em exibição nos Estados Unidos. Desenvolvida por David Shore, criador de “House”, a série destaca Freddie Highmore (“Bates Motel”) como o brilhante médico autista Shaun Murphy.
Junto com Richard Schiff, que interpreta o mentor de Shaun, Dr. Grassman, Highmore estrelou a série durante todas as sete temporadas, enquanto os demais integrantes se alternaram. O personagem do ator possui autismo e síndrome de Savant, que tem como uma de suas características dificuldade em socialização, grande capacidade de memorização e inteligência acima da média. Os episódios exploram suas dificuldades em alguns aspectos dos atendimentos e suas qualidades excepcionais no tratamento dos pacientes.
Os últimos episódios começaram a ser exibidos em 20 de fevereiro nos EUA e o capítulo final está previsto para 14 de maio. No Brasil, a série é disponibilizada pelo canal pago Sony e pela plataforma Globoplay.