“The Tortured Poets Department”, o novo álbum de Taylor Swift, estreou em 1º lugar na parada de álbuns Billboard 200 (datada de 4 de maio). É o 14º disco da cantora a alcançar o topo da lista, empatando-a com Jay-Z como o artista solo com mais discos Nº 1 nos Estados Unidos.
Em sua primeira semana de lançamento, o disco vendeu 2,61 milhões cópias físicas e digitais só no mercado norte-americano, sendo que 859 mil unidades correspondem a vendas de vinil. Trata-se da maior semana de vendas de um álbum em vinil na era moderna.
O recorde também inclui 1,9 milhão de vendas totais de álbuns tradicionais, o que o tornou o álbum mais vendido de 2024, muito à frente do segundo lugar, “Cowboy Carter” de Beyoncé, com 228 mil.
Números históricos
Em seu lançamento, “The Tortured Poets Department” também se tornou o álbum mais transmitido do Spotify em uma única semana, ultrapassando 1 bilhão de streams. Na data da estreia, 19 de abril, já tinha se tornado o primeiro álbum na história do Spotify a atingir mais de 300 milhões de streams em um único dia.
Os números marcam a maior semana de streaming para músicas de um álbum, a segunda maior semana de vendas para um álbum no geral (considerando mídias digital e física), atrás apenas de “25” de Adele (3,38 milhões em 2015), e a terceira maior semana de vendas (considerando vendas tradicionais) na era moderna (desde que a Luminate começou a rastrear vendas eletronicamente em 1991)
Reação de Taylor Swift
A cantora usou as redes sociais neste domingo (28/4) para reagir aos números grandiosos. “Minha mente está explodindo”, escreveu Swift no Instagram, junto de um carrossel de polaroids do processo de gravação. “Estou completamente chocada com o amor que vocês demonstram por este álbum.”