Gérard Depardieu foi preso nesta segunda-feira (29/4) pela polícia judiciária de Paris, na França, após ser acusado de agressão sexual contra duas mulheres. A informação foi divulgada pela agência de notícias France Presse.
O ator francês de 75 anos deve responder às acusações por ter disparado comentários obscenos durante as gravações de um curta-metragem em 2014 e também na produção de “As Persianas Verdes”, em 2021. No primeiro caso, Depardieu ele teria dito “palavras indecentes” e tocado em partes do corpo de uma vítima de 24 anos. Ele nega veemente as denúncias.
Em outubro do ano passado, o jornal francês Le Figaro publicou uma carta-aberta em que Depardieu afirma “nunca, jamais” ter abusado de uma mulher. “No tribunal midiático, contra o linchamento que me foi direcionado, só resta a minha palavra”, declarou o astro, na ocasião.
O astro e as denunciantes
Com uma carreira de mais de 200 filmes no cinema e na televisão, Depardieu é um dos atores franceses mais conhecidos do mundo, com uma carreira premiada e repleta de personagens marcantes como Danton, Cyrano de Bergerac, Cristóvão Colombo e Obélix, em “Asterix e Obélix”.
A primeira mulher que o denunciou é uma decoradora que trabalhou na produção de “As Persianas Verdes”, de Jean Becker, e acusa o ator de agredi-la sexualmente em 2021. A denunciante declarou em março ao site Mediapart que o ator fez comentários indecentes e depois a “agarrou brutalmente” e “esfregou sua cintura, a barriga, até os seios”.
A segunda mulher, uma ex-assistente de direção, citou atos semelhantes ocorridos em 2014. A suposta agressão aconteceu durante a produção do curta-metragem “Le Magicien et les Siamois”, de Jean-Pierre Mocky. Em uma entrevista ao jornal regional Le Courrier de l’Ouest em fevereiro, a mulher, que deseja permanecer no anonimato, mencionou as mãos do ator “por todo o [seu] corpo” durante as filmagens.