Bilheteria | “Guerra Civil”, com Wagner Moura, se mantém em primeiro lugar nos EUA

Thriller distópico superou três novos lançamentos para ser o mais visto da América do Norte pela segunda semana consecutiva

Divulgação/A24

O filme “Guerra Civil”, estrelado por Wagner Moura, manteve o topo das bilheterias em seu segundo fim de semana de exibição nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá, superando três novos lançamentos para garantir o primeiro lugar pelo segundo fim de semana consecutivo.

O thriller distópico de Alex Garland (“Ex-Machina”) sobre os Estados Unidos divididos pela política e violência, arrecadou US$ 11,12 milhões entre sexta e domingo (21/4), elevando seu total bruto doméstico para US$ 44,8 milhões. Esse número já o coloca entre os cinco filmes de maior bilheteria da A24 de todos os tempos. Com um orçamento de US$ 50 milhões, “Guerra Civil” também é o filme mais caro da distribuidora independente até hoje.

Novos lançamentos lutam para se destacar

“Guerra Civil” conseguiu superar a concorrência de três novos lançamentos: o filme de terror vampiresco “Abigail” da Universal, a comédia de ação “The Ministry of Ungentlemanly Warfare” do diretor Guy Ritchie e a aventura de anime “Spy x Family Code: White” da Sony e Crunchyroll. Todos os três filmes abriram com resultados mistos.

Previsto para liderar as bilheterias com uma estreia entre US$ 12 milhões e US$ 15 milhões, o thriller de terror “Abigail” ficou um pouco abaixo das projeções, conquistando o segundo lugar com US$ 10,2 milhões em 3.384 cinemas.

Com críticas e avaliações do público favoráveis (83% no Rotten Tomatoes e “B” no CinemaScore), “Abigail”, dirigido pelos cineastas de “Pânico VI” Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, teve um custo de US$ 28 milhões e ainda possui chances de ser lucrativo em sua exibição nos cinemas.

Em quarto lugar, “The Ministry of Ungentlemanly Warfare” da Lionsgate arrecadou US$ 9 milhões em seu primeiro fim de semana de lançamento. Um resultado fraco para a comédia de ação de US$ 60 milhões, estrelada por Henry Cavill, Henry Golding e Eiza González, que ficcionaliza o grupo militar britânico secreto real que recrutou um pequeno grupo de soldados habilidosos para atacar os nazistas. O filme tem uma pontuação “A-” no CinemaScore e 73% no Rotten Tomatoes.

A Lionsgate só adquiriu os direitos americanos do filme, que a Amazon Prime lançará na maior parte do resto do mundo. Como não será exibido nos cinemas na maioria dos territórios internacionais, não haverá comparações claras com o destino financeiro dos dois filmes anteriores de Ritchie: “Esquema de Risco: Operação Fortune” da Lionsgate, que arrecadou US$ 48 milhões contra seu orçamento de US$ 50 milhões, e “O Pacto” da MGM, que fracassou com US$ 21 milhões em todo o mundo com seu orçamento de US$ 55 milhões.

O último novo lançamento do fim de semana, “Spy × Family Código: Branco”, ficou em quinto lugar com US$ 4,8 milhões em 2.009 cinemas norte-americanos. Os espectadores (pelo menos os poucos que compareceram no fim de semana de estreia) gostaram da comédia de ação animada, que tem uma pontuação “A” no CinemaScore e 96% no Rotten Tomatoes.

“Spy × Family Code: White” – o primeiro filme baseado na popular série de mangá e TV “Spy x Family” de Tatsuya Endo – já arrecadou US$ 45,8 milhões nas bilheterias internacionais.

Godzilla e Kung Fu Panda continuam em exibição

Dois filmes remanescentes, “Godzilla e Kong: O Novo Império” e “Kung Fu Panda 4”, completaram o topo das paradas de bilheteria.

O mashup de monstros da Warner Bros. e Legendary arrecadou US$ 9,4 milhões em seu quarto fim de semana de lançamento e ficou em terceiro lugar, à frente de “The Ministry of Ungentlemanly Warfare”. Até agora, o filme arrecadou US$ 171,6 milhões domesticamente e US$ 485,2 milhões globalmente.

“Kung Fu Panda 4” da Universal e DreamWorks Animation ficou na sexta posição com US$ 4,6 milhões. Após sete semanas nas telas grandes, a animação soma US$ 179 milhões na América do Norte e incríveis US$ 480 milhões globalmente.

No geral, este foi um dos fins de semana de menor bilheteria de 2024 na América do Norte, com cerca de US$ 65 milhões no total. A receita do ano até agora está 20% atrás do mesmo período em 2023.