Showrunner de “X-Men ’97” é demitido na véspera da estreia

Marvel Studios não deu explicações para afastamento, enquanto roteirista deletou até seus perfis nas redes sociais

O Marvel Studios demitiu Beau DeMayo da produção de “X-Men ‘97”. Ele era o showrunner da atração, o chefão responsável pelas principais decisões, além de ter escrito a série “Cavaleiro da Lua” e o vindouro filme de “Blade”. A decisão foi tomada a uma semana da estreia do título.

DeMayo será creditado na 1ª temporada, que já foi produzida, e possivelmente no segundo ano de produção, uma vez que seu trabalho foi interrompido quando ele planejava a 3ª temporada. De acordo com o site The Hollywood Reporter, o e-mail institucional do produtor já foi desativado pela empresa.

Nem a Disney nem a equipe da animação se manifestaram em relação ao desligamento. Para completar, DeMayo, que costumava ter presença ativa nas redes sociais, deletou seus perfis.

O produtor-roteirista, que também escreveu o longa animado “The Witcher: Lenda do Lobo”, era o redator principal de “X-Men ‘97”. Já a direção dos episódios ficou a cargo de Jake Castorena (“A Morte do Superman”), Chase Conley (que trabalhou na arte de “Cyberpunk: Mercenários”) e Emi Yonemura (“gen:LOCK”).

O que é “X-Men ’97”

“X-Men ’97” é uma continuação oficial de “X-Men: A Série Animada” dos anos 1990.

A produção original, exibida entre 1992 e 1997, foi precursora de diversas séries animadas modernas de super-heróis por buscar um tom mais sério e fiel aos quadrinhos que as produções realizadas até então, especialmente na Marvel. A série tem suas raízes em histórias icônicas de Chris Claremont e no visual dos heróis na era do desenhista Jim Lee.

Os episódios de “X-Men ’97” continuam a história do ponto em que foi interrompida – a morte do Professor X – , mantendo o estilo da atração original, com a formação e os uniformes clássicos dos anos 1990. Boa parte da temporada inaugural deve girar em torno de decepções dos heróis, a começar pela descoberta de que Magneto herdou a sede da equipe. “Esta temporada é muito sobre o que acontece quando os X-Men se deparam com um futuro que não esperavam”, disse DeMayo sobre os episódios iniciais.

A estreia está marcada para 20 de março na Disney+.