O roteirista britânico Simon Stephenson, creditado por filmes como “Paddington 2” (2017) e “Luca” (2021), acusou “Os Rejeitados”, filme com cinco indicações ao Oscar, de plágio.
De acordo com a revista Variety, Stephenson entrou em contato com o Sindicato de Roteiristas dos EUA (WGA) informando ter encontrado “um problema relacionado aos créditos em um projeto de alto perfil”. Stephenson cita que a trama de “Os Rejeitados” plagia seu roteiro original de “Frisco”: “A evidência de que o roteiro remanescente foi plagiado linha por linha de ‘Frisco’ é genuinamente esmagadora”.
“Frisco” nunca foi filmado. Mas em 2013 foi um dos roteiros mais populares de Hollywood, quando ficou em 3º lugar na Black List, uma pesquisa anual dos melhores roteiros não produzidos de Hollywood.
Problema para o Oscar
A trama concebida por Stephenson girava em torno de um médico infantil de meia-idade, cansado do mundo, que ficava preso cuidando de um paciente de 15 anos. Já “Os Rejeitados”, escrito por David Hemingson e um dos favoritos ao Oscar de Melhor Roteiro Original, gira em torno de um professor de internato de meia-idade, cansado do mundo, que fica preso cuidando de um aluno de 15 anos.
No centro da reclamação de Stephenson está a alegação de que o diretor Alexander Payne teve contato com o roteiro de “Frisco” em 2013 e novamente no final de 2019, pouco antes de abordar Hemingson sobre a colaboração em sei projeto. Essa afirmação é apoiada por e-mails obtidos pela Variety, envolvendo diversas agências e produtores de Hollywood. Os documentos apontam que Alexander Payne recebeu o roteiro de Stephenson ao ser contatado pela Netflix para dirigir “Frisco” há cinco anos. Em vez disso, ele resolveu fazer “Os Rejeitados”, assumindo em diversas entrevistas ter colaborado com o roteiro original do novo filme sem receber créditos por isso.
Apesar das evidências trazidas pelo roteirista, o sindicato não quis se envolver, sugerindo um caro processo judicial (que o roteirista pode não ter condições de bancar) e deixando a situação aumentar para se tornar um problema também da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
Com a votação do Oscar já encerrada, a estatueta pode ir para a história contestada. Os filmes de Alexander Payne, diretor de “Os Rejeitados”, já venceram dois Oscars de Roteiro – com “Sideways” (2004) e “Os Descendentes” (2011).
“Os Rejeitados” é o primeiro roteiro de cinema de David Hemingson, conhecido como produtor-roteirista de séries de TV – ele é criador de “Whiskey Cavalier: Jogo de Espiões”.