Martin Scorsese fará série sobre os santos católicos

Diretor vai apresentar e produzir atração sobre as vidas de Joana d'Arc, João Batista, Maria Madalena e Francisco de Assis, entre outros

Divulgação/Warner Bros.

O diretor Martin Scorsese (“Assassinos da Lua das Flores”) decidiu voltar-se ao cinema católico. Além de um filme sobre Jesus Cristo, atualmente em desenvolvimento, ele fará uma série sobre santos católicos para a Fox Nation, o serviço de streaming da Fox News Media.

O projeto se chama “Martin Scorsese Presents: The Saints” e irá ao ar em novembro. A série será apresentada, narrada e produzida por Scorsese, que venceu o Oscar por “Os Infiltrados” (2006).

O projeto é uma criação de Matti Leshem (produtor de “Águas Rasas”), e dramatiza a história de oito santos, incluindo Joana d’Arc, João Batista, Maria Madalena, Francisco de Assis e Tomás Becket.

A inspiração dessa fase católica foi um encontro com o Papa Francisco I em 2023, que pediu mais obras sobre os ensinamentos cristãos. “Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única maneira que conheço: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus”, ele declarou na ocasião.

O novo filme de Jesus

Paralelamente, Scorsese já estuda o roteiro de “A Life of Jesus”, filme baseado no livro de mesmo nome de Shūsaku Endō, que foi adaptado pelo crítico Kent Jones.

O cineasta planeja ambientar a trama nos dias atuais, mas com o cuidado de oferecer uma perspectiva atemporal. O filme, previsto para ter aproximadamente 80 minutos, focará nos ensinamentos fundamentais de Jesus de maneira a explorar seus princípios sem fazer proselitismo.

Esta será a segunda adaptação de Shūsaku Endō feita pelo diretor. Scorsese também filmou “Silêncio”, baseado num livro do autor, em 2016, que abordou a repressão aos jesuítas cristãos no Japão.

Vale lembrar que ele também já dirigiu um filme sobre Jesus, “A Última Tentação de Cristo” (1988), com o ator Willem Dafoe no papel principal. Mas essa produção causou polêmica na Igreja Católica por mostrar um delírio de Jesus, em que ele recusa o plano de Deus para se sacrificar. Para completar, Scorsese ainda fez um filme budista, “Kundun” (1997), retratando a vida do Dalai Lama.