Gabriel Costa Penna Burgo, filho único da cantora Gal Costa, solicitou à Justiça a exumação dos restos mortais da cantora. Ele alega haver “dúvida razoável” sobre a causa da morte de sua mãe, que faleceu em 9 de novembro de 2022. O principal motivo para a dúvida seria o fato de só ter descoberta que Gal estava com câncer após a morte dela.
“Eu não sabia que ela estava doente, com câncer e com complicações no pulmão. Só fui saber quando saiu a notícia. E fui o último a saber disso”, declarou Gabriel ao jornal Folha de S. Paulo.
Causa da morte
Vanessa Bispo, advogada de Wilma Petrillo, empresária que alega ter vivido em união estável com Gal, informou que a cantora faleceu devido a “um câncer agressivo na região do nariz, conforme atestam prontuários médicos do hospital Albert Einstein”. No atestado de óbito de Gal, consta como causa da morte “infarto agudo do miocárdio, neoplastia maligna de cabeça e pescoço”. A cantora havia passado por uma cirurgia para a remoção de um nódulo nasal em setembro de 2022.
Já a defesa de Gabriel contesta a afirmação. “A situação se faz de tal modo misteriosa”, diz a petição, que o jovem de 18 anos “se pergunta como veio a falecer sua mãe”, pois a morte ocorreu “subitamente”, “sem testemunhas que descrevessem como e por que se deu a passagem”. O documento também afirma que “o fato de haver sinais de tumor maligno” (neoplastia) “não é causa mortis”, mas pode ser considerado “circunstância correlata ao falecimento” após “devida aferição apropriada (por autópsia)”.