Estreias | “Farofeiros 2” chega em mil cinemas

Programação também inclui dois documentários internacionais indicados ao Oscar, que vai premiar os vencedores no domingo

Divulgação/Downtown Filmes

A comédia brasileira “Os Farofeiros” é o maior lançamento desta quinta (7/2), com distribuição em mil salas. Mas os cinemas também recebem a comédia romântica “Apaixonada”, com Giovanna Antonelli, o drama biográfico “Garra de Ferro”, com Zac Efron, além de dois documentários indicados ao Oscar 2024. Contabilizando o circuito alternativo das maiores capitais, a programação traz ao todo 11 títulos novos. Confira os detalhes.

 

OS FAROFEIROS 2

 

Na sequência da comédia de sucesso de 2018, Alexandre (Antônio Fragoso) ganha uma viagem com tudo pago para a Bahia. No entanto, seus planos de férias ao lado da família vão por água abaixo quando ele descobre que seus colegas de trabalho Lima (Maurício Manfrini), Rocha (Charles Praventi) e Diguinho (Nilton Bicudo) não estão nada satisfeitos com a sua gestão. Para evitar que essa saia justa atrapalhe uma prometida promoção ao cargo de diretor, ele convida os amigos e suas respectivas famílias para seguir viagem com ele, sua esposa, e seus filhos, rumo ao Nordeste. E assim, o que era para ser diversão, acaba se tornando um grande perrengue. Dirigido por Roberto Santucci e escrito por Paulo Cursino – parceiros do longa original e de blockbusters como “De Pernas pro Ar” e “Até que a Sorte nos Separe” – o elenco ainda inclui Cacau Protásio, Danielle Winits, Elisa Pinheiro, que também retornam do primeiro filme.

 

APAIXONADA

 

A comédia romântica gira em torno de Beatriz, uma mulher de 40 anos interpretada por Giovanna Antonelli (“Travessia”). Ela espera um recomeço quando a filha começa a estudar fora, mas é surpreendida pelo pedido de divórcio do marido e se depara com a solidão. Então, decide entrar numa jornada pelo amor próprio. O filme de Nathalia Warth toca em temas recorrentes ao universo da mulher madura e traz em seu elenco Danton Mello (“Vai que Dá Certo”), Polly Marinho (“Desapega”), Pedroca Monteiro (“Vai que Cola”), Rodrigo Simas (“Renascer”), Jonas Bloch (“Eike, Tudo ou Nada”), Rayssa Bratillieri (“Elas por Elas”) e Claudia Ohana (“Sol Nascente”).

 

GARRA DE FERRO

 

A biografia dramática acompanha a ascensão e queda dos irmãos Von Erich, que conquistaram fama e enfrentaram tragédias dentro e fora da luta livre profissional (wrestling) dos EUA. Os atores Zac Efron (bombadão e com o rosto irreconhecível para os fãs de “High School Musical”) e Jeremy Allen White (“O Urso”) protagonizam como Kevin e Kerry Von Erich, dois dos irmãos mais populares da família. Mas a ênfase é na pressão exercida pelo patriarca Fritz Von Erich, interpretado por Holt McCallany (“Mindhunter”), que incutiu o esporte como prioridade absoluta na vida dos filhos e os levou ao limite com tratamento abusivo. O elenco também inclui Harris Dickinson (“Um Lugar Bem Longe Daqui”) e Stanley Simons (“Angelfish”) como dois outros irmãos Von Erich, além de Lily James (“Pam & Tommy”) e Maura Tierney (“The Affair”).

 

TODOS NÓS DESCONHECIDOS

 

Com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, o novo drama do britânico Andrew Haigh (“45 Anos”) traz Andrew Scott (“Fleabag”) e Paul Mescal (“Normal People”) como um par romântico. Baseado no livro “Strangers”, do escritor Taichi Yamada, o filme gira em torno de Adam (Scott), um autor solitário de 40 anos que, após um encontro casual, se vê atraído pelo vizinho Harry (Mescal) em Londres. Mas enquanto o relacionamento dos dois floresce, Adam é atraído de volta à casa onde cresceu – e abandonada por sua família há muito tempo. Lá, ele reencontra os pais, exatamente como lembrava deles, quando morreram tragicamente em sua infância. Claire Foy (“The Crown”) e Jamie Bell (“Quarteto Fantástico”) interpretam a família de Adam, ajudando-o de forma sobrenatural a exorcizar a sombra do bullying que sofria quando criança e, finalmente, verbalizar seus sentimentos sobre amor homossexual.

 

O ÚLTIMO ANIMAL

 

Encenado numa favela do Rio, o drama do português Leonel Vieira (“O Crime do Padre Amado”) segue Didi (Samuel Vieira), que sonha em melhorar de vida e está tentando sair da comunidade onde cresceu. Ele recebe uma oportunidade de trabalho de um inglês chamado Alex, mas descobre que está indiretamente ajudando um famoso chefão do Jogo do Bicho (Joaquim de Almeida, de “Warrior Nun”). Assim, o sonho de Didi se transforma em um pesadelo de violência, narcotráfico e corrupção.

 

PACTO COM O DEMÔNIO – NÃO DIGA QUE ELE NÃO TE AVISOU

 

O terror norueguês acompanha uma jovem americana que tenta encontrar suas origens, após ser abandonada quando criança em um cemitério, envolta em um pano com símbolos satânicos. A busca identifica uma banda de black metal norueguês, que usa os mesmos símbolos – e estava em turnê internacional na época de seu nascimento. Mas ao descobrir a família que desconhecia, ela também se depara com a história trágica de seus pais e um espírito malévolo, que começa a assombrá-la. O primeiro longa de Alex Herron, especialista em vídeos de rock, é protagonizado pela alemã Alicia von Rittberg, estrela da série “Becoming Elizabeth”, e Herman Tømmeraas, da série “Ragnarok”.

 

DESESPERO PROFUNDO

 

O thriller de desastre de baixo orçamento concentra sua ação após a queda de um avião no Oceano Pacífico. À beira de um precipício submarino e presos em uma bolsa de ar dentro do avião, os sobreviventes ainda enfrentam tubarões sedentos por sangue que começam a avançar pela parte inundada da aeronave. O filme do suíço Claudio Fäh (“A Saga Viking”), lançado na internet nos EUA, traz em seu elenco Sophie McIntosh (“Admirável Mundo Novo”) e Colm Meaney (“Seberg Contra Todos”), e tem apenas 26% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

AS 4 FILHAS DE OLFA

 

Concorrente ao Oscar de Melhor Documentário e vencedor da categoria no Festival de Cannes, a obra dirigida por Kaouther Ben Hania (“O Homem que Vendeu sua Pele”) é um híbrido de registro factual com dramatização de eventos. A história gira em torno de Olfa, uma mulher tunisiana mãe de quatro filhas. Um dia, suas duas filhas mais velhas desaparecem, radicalizadas por extremistas islâmicos. A diretora ouviu a história trágica no rádio e começou a filmar Olfa e suas duas filhas restantes em 2016. No entanto, ela percebeu que Olfa estava sofrendo diante da câmera, então decidiu trazer atrizes para interpretar a família, mesclando depoimentos reais com interpretação. No terceiro ato, é revelado o que, de fato, aconteceu com as filhas desaparecidas, proporcionando um impacto significativo ao espectador.

 

20 DIAS EM MARIUPOL

 

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário e vencedor de 28 prêmios internacionais, inclusive Melhor Documentário Mundial no Festival de Sundance, o filme de Mstyslav Chernov (“Frontline”) acompanha o trabalho de uma equipe de jornalistas presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa na Ucrânia. No front de batalha, eles registram em primeira mão as atrocidades do conflito.

 

UTOPIA TROPICAL

 

O diretor João G. Amorim (“Vila Sésamo”) filma conversas entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e seu pai, o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Com a proposta de lançar um olhar crítico sobre a ascensão e a queda dos regimes de esquerda nos países latino-americanos, o debate aborda os papéis da corrupção e da manipulação dos Estados Unidos e da mídia na região.

 

HAMLET

 

O documentário híbrido do gaúcho Zeca Brito (“Legalidade”), consagrado pelo Festival de Gramado do ano passado, parte do registro de uma ocupação do movimento estudantil numa escola de Porto Alegre, em 2016, para chegar na metáfora da peça shakespeariana, em que um líder estudantil (o ator Frederico Restori, então com 18 anos) hesita entre seus dilemas, transformando-se em adulto no meio da rebelião. A obra venceu cinco troféus na mostra de cinema gaúcho do festival, incluindo Melhor Filme.