Diretor vencedor do Oscar é absolvido das acusações de plágio em seu último filme

A Justiça iraniana rejeitou as acusações contra Asghar Farhadi, vencedor do Oscar por "A Separação" e "O Apartamento"

Instagram/The Academy

O diretor iraniano Asghar Farhadi, vencedor de dois Oscars de Melhor Filme Internacional por “A Separação” (2011) e “O Apartamento” (2016), foi absolvido por um tribunal em Teerã das acusações de plágio em seu filme mais recente, “Um Herói” (2021). A agência que representa Farhadi divulgou a notícia nesta quarta-feira (13/3).

“O veredicto sobre o caso de acusações de violação de direitos autorais no filme ‘Um Herói’ foi pronunciado e a obra foi totalmente isenta dessas acusações”, informaram os assessores do cineasta.

Origem das acusações

Em 2022, Azadeh Masihzadeh, ex-aluna de Farhadi, acusou o cineasta de plágio. Ela afirmou que “Um Herói” foi inspirado em seu documentário “Todos Ganham, Todos Perdem”, sobre um homem que encontra uma sacola de ouro e decide devolvê-la ao dono. Segundo ela, “Todos Ganham, Todos Perdem” foi escrito como trabalho de classe no curso do cineasta. No entanto, “sete especialistas” designados pela Justiça iraniana “rejeitaram por unanimidade todas as queixas da demandante”, segundo o comunicado.

Além disso, o homem que é foco do documentário e que teria inspirado o personagem principal de “Um Herói” também abriu um processo contra o diretor, afirmando que ele o difamou ao abordá-lo num retrato fictício. Só que esta ação nem foi considerada e arquivada pelo tribunal.

Defesa de Farhadi

Farhadi defendeu-se na época das acusações, afirmando: “Quando alguns fatos acontecem, e são contados na imprensa, pertencem à esfera pública”. Ele também declarou que “‘Um Herói’ é uma interpretação livre desta história, assim como o documentário desta pessoa, não é um caso de direitos autorais”.

Ele também alega que não seguiu apenas os relatos da imprensa e se inspirou na peça “A Vida de Galileu”, de Bertolt Brecht, para filmar a história.

O filme “Um Herói”

“Um Herói” narra a história de um detento que ganha fama após encontrar um saco de moedas de ouro e devolvê-lo ao dono, mesmo sendo muito pobre. O filme foi premiado com o Grande Prêmio do Festival de Cannes em 2021, o segundo troféu mais importante do evento francês depois da Palma de Ouro.