BBB | Fernanda é acusada de racismo por fala contra Davi: “Segurança num prédio”

A confeiteira reclamou com Giovanna Pitel sobre o favoritismo e o comprometimento do baiano na competição milionária

X/Big Brother Brasil

Fernanda Bande virou alvo de acusações de racismo nesta quinta-feira (28/3) por disparar uma frase preconceituosa contra Davi Brito no “BBB 24”. A sister menosprezou o favoritismo do baiano em conversa com Giovanna Pitel após saírem da Festa do Líder.

“Vejo todos vocês com muitas chances. Me vejo em desvantagem. Me sinto burra. Sinto que tudo deu errado. Me sinto inútil”, afirmou a niteroiense durante papo no quarto Gnomo. “Não é possível que eu vim só pra isso, pra bater palma para palhaço. Não quero mais, não vim para bater palma para palhaço! Comprometimento de c* é uma rol* bem grossa, sai fora… Ah, vai bater continência na casa do caralho”, ainda reclamou.

Pitel, por sua vez, mencionou o esforço de Davi no reality: “O comprometimento levou ele para três milhões”, disse a alagoana, mencionando o valor do prêmio final da disputa. “Vai arrumar um emprego de segurança num prédio, não fod*”, debochou Fernanda. “Não vai precisar”, afirmou Pitel. “Lógico, vai ganhar três milhões”, ainda retrucou a confeiteira. As duas caíram na gargalhada na sequência.

“Seguranças com Davi”

A conversa repercutiu negativamente na internet, inclusive entre perfis que demonstravam torcida para Fernanda. “Aqui ela foi racista. E em outros momentos bastante preconceituosa também! Mas também né… Vai puxar em quem ela votou. Tirei do meu pódio agora”, escreveu um perfil do X (antigo Twitter). “O pior de tudo é a Pitel concordar e dar risada”, acrescentou outro.

“A branca que paga academia cara para fazer amizade com rico. A branca que rouba energia elétrica. A branca que se morasse num prédio jogaria os filhos pela janela. A branca que destila ódio, rancor e inveja. A branca racista acha que negro deveria ser apenas segurança de prédio”, revoltou-se outro usuário.

“Essa foi a gota d’água pra mim com relação à Fernanda. Essa mulher vem desumanizando o Davi, chamando de tudo que é coisa: sociopata, rato, palhaço. Agora ela foi claramente racista, mostrando como só vê ele nesse lugar que pra ela é de subserviência”, analisou mais uma.

A repercussão motivou o uso da hashtag “Seguranças com o Davi” entre apoiadores do brother na mesma rede social.

Pronunciamento da equipe de Fernanda

A repercussão negativa fez a equipe de Fernanda soltar uma nota oficial. Confira a íntegra.

“Durante todo o processo do ‘BBB’, fica evidente que o programa é um jogo de convivência. Chega um momento em que os confrontos diretos se tornam mais visíveis, e é importante que, aqui fora, tenhamos cautela ao discutir os temas levantados e compreender a seriedade das questões apontadas.

Observamos ao longo dos 80 dias de reality que, sempre que Fernanda está em ascensão no jogo, ocorre uma perseguição intensa por parte da ‘máfia digital’. Narrativas são criadas com o único propósito de prejudicar a imagem dela, algo que não acontece com o lado oposto.

Como equipe, gostaríamos de pedir desculpas ao público que se sentiu ofendido e salientar que nenhuma pauta levantada será desconsiderada. Assim que Fernanda sair da casa, repassaremos todos os acontecimentos, abordando cada ponto. No entanto, é importante deixar claro que não permitiremos que pautas tão sérias sejam utilizadas de forma errônea e mal intencionada. Seja motivada pelo ódio, pela ganância ou por quaisquer outros sentimentos, não permitiremos que isso manche a imagem dela. Assim como nunca fizemos ou faremos com o lado aposto.”

O tom da nota, mais de ataque que de desculpas, alimentou ainda mais as críticas nas redes sociais.