BBB | Explicação de Tadeu para expulsão de Wanessa irrita a internet

Anúncio da desclassificação da cantora foi visto como tentativa de responsabilizar Davi e isentar a produção

X/Big Brother Brasil

A produção do “BBB 24” comprou briga com a torcida de Davi Brito, a maior da edição, pela forma como escolheu anunciar a expulsão de Wanessa Camargo no sábado (2/3). A explicação de Tadeu Schmidt para o público, na edição da noite na Globo, deu a entender que a cantora só foi eliminada porque o brother pediu.

Transferência de responsabilidade

A iniciativa parece querer tirar o peso da decisão das costas da emissora e passar toda a responsabilidade para Davi, que foi ao confessionário denunciar que se sentiu agredido e pedir uma análise das imagens. A fala de Tadeu indica que essa análise só foi feita devido ao pedido dele.

Depois de uma breve explicação sobre os eventos que culminaram na expulsão da cantora, Tadeu disse: “Minutos depois [de Wanessa bater no pé de Davi], o Davi foi por contra própria ao confessionário se queixar do que tinha acontecido. Depois disso, o ‘Big Brother Brasil’ analisou as imagens e no início da tarde chamou o Davi ao confessionário. Ele confirmou que se sentiu agredido pela Wanessa e diante dessa denúncia e, seguindo as regras do programa, a Wanessa foi desclassificada”.

Para deixar claro que o pedido de expulsão veio do brother, a Globo teria solicitado que Davi falasse formalmente: “Eu fui agredido por Wanessa Camargo ontem a noite e por questão desse tapa eu quero que ela seja expulsa do programa”. A fala foi ao ar na noite de sábado sem o devido contexto, enfatizando uma certa culpa sobre o brother.

A edição também colocou no ar algumas falas negativas dos aliados de Wanessa que reforçam a tese da “expulsão à pedido”.

Revolta nas redes sociais

A situação causou revolta nas redes sociais. Os nomes de Boninho, chefão do “BBB 24”, e de Tadeu, além de #BBB24 e Davi foram parar nos tópicos mais comentados do X (antigo Twitter).

Uma internauta resumiu o sentimento coletivo da torcida do baiano: “Eu nunca vi isso em todos esses anos de BBB, o programa/apresentador insinuar que um participante foi expulso porque um outro ‘pediu’ e não porque a Wanessa de fato infringiu a regra”. Outro ironizou que “agora basta dizer que se sentiu agredido para expulsar alguém do programa”, apontando uma aparente incoerência da emissora.

A discussão também lembrou que os três últimos expulsos do “Big Brother Brasil” saíram do programa sem que houvesse denúncias de outros participantes, apenas com a revisão de cenas que infringiram regras. MC Guimê e Cara de Sapato deixaram o “BBB 23” ao cometerem importunação sexual, enquanto Maria foi eliminada do “BBB 22” ao extrapolar num Jogo da Discórdia e atingir a cabeça de Natália Deodato com um balde. Nestes três casos, não houve queixa das vítimas “por contra própria”.

Para completar, o fato de a Globo estar evitando usar a palavra “expulsão” para se referir ao caso, buscando amenizar com “desclassificação”, passou a ser apontada como prova da diferença de tratamento em relação à edições passadas.

Por outro lado, muita gente também defendeu que não houve agressão nenhuma e que a produção só expulsou porque ficaria mal para sua imagem após a denúncia explícita de Davi – uma tese que encontra respaldo justamente no discurso oficial, que busca demonstrar o papel determinante do brother.

Repercussão

Vejam abaixo uma mostrazinha da revolta no X (antigo Twitter).