Matthew Underwood, intérprete de Logan Reese na série infantil “Zoey 101”, da Nickelodeon, revelou ter sido alvo de assédio e agressão sexual por parte de seu ex-agente. Através de um depoimento em suas redes sociais, o ator detalhou como esses abusos afetaram profundamente sua vida e trajetória profissional.
Denúncia e consequências
Ele contou sua primeira experiência de abuso aos 12 anos, por um amigo de seu padrasto. E então revelou: “Quando tinha 19 anos, sofri assédio sexual e fui agredido pelo meu agente, alguém em quem eu confiava como amigo e mentor”, disse Underwood em seu perfil no Instagram. “Mais uma vez, minha confiança foi traída e minha autoimagem foi destruída”, continuou.
O ator contou que, após denunciar o agressor à agência, o responsável foi demitido, mas ainda atua na indústria. O trauma resultante desses eventos foi o principal motivo para Underwood se afastar de Los Angeles e desistir da atuação após o fim da série, em 2008. “Essa experiência provocou minha mudança de Los Angeles e encerrou minha busca pela atuação”, explicou.
Por que falar agora?
As lembranças retornaram quando ele aceitou retomar o papel para o especial de reencontro “Zoey 102”, lançado no ano passado pela Paramount+, mas principalmente após a repercussão do documentário “Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil”, que inclui acusações contra Dan Schneider, criador de “Zoey 101”.
O ator explicou que resolveu se manifestar depois de ser acusado de defender pedófilos por recusar-se a falar no documentário. “Estão me atacando, dizendo coisas horríveis. Mas quero que saibam que o silêncio de alguém não significa falta de posicionamento ou desconhecimento das dores alheias”, afirmou.
“Imagino que muitos amigos no ramo estejam sendo igualmente assediados se não se juntarem ao refrão, então estou compartilhando isso com a esperança de que alguns de vocês possam reconhecer que só porque uma pessoa não grita do alto que os pedófilos são maus ou que as pessoas podem ser péssimas – isso não significa que eles não tenham as suas próprias razões para permanecerem calados, boas razões, razões pessoais”, desabafou.
Experiências na Nickelodeon
Underwood também refletiu sobre seus momentos no set de “Zoey 101” e sua relação com Dan Schneider. “Minha experiência na Nickelodeon e com Dan sempre foi positiva”, disse, ressaltando sua crença na capacidade das pessoas de mudarem e melhorarem. “Dan reconheceu seus erros e acredito que ele possa ser um bom colega de trabalho. Não planejo trabalhar com ele novamente, mas desejo o melhor a quem busca se redimir.”
O ator interpretou Logan Reese na série Nickelodeon durante as quatro temporadas da sitcom, entre 2005 e 2008, ao lado das co-estrelas Jamie Lynn Spears, Erin Sanders, Sean Flynn e Christopher Messey, entre outros. Ele reprisou seu papel de Logan no telefilme de 2023, “Zoey 102”.
O documentário “Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil”, com depoimentos sobre abusos cometidos nos bastidores das séries da Nickelodeon, estreia em 16 de abril no Brasil, com exibição na plataforma Max.