Armeira de “Rust” é condenada por homicídio culposo

Hannah Gutierrez, armeira do filme “Rust”, foi considerada culpada pela morte da cinegrafista Halyna Hutchins no set de filmagem

Facebook/Voices of the West

Hannah Gutierrez, a armeira do filme “Rust”, foi considerada culpada de homicídio culposo por um júri do Novo México nesta quarta (6/3). A juíza Mary Marlowe Sommer ordenou a detenção imediata de Gutierrez, que pode enfrentar até 18 meses em uma prisão estadual.

A decisão encerra o julgamento do primeiro disparo fatal em um set de Hollywood em quase três décadas.

O incidente fatal

Em 21 de outubro de 2021, Gutierrez carregou acidentalmente uma bala real em uma réplica de um revólver Colt. 45 para o ator Alec Baldwin usar no set de filmagem do western, nos arredores de Santa Fé. Ela entregou a arma ao produtor assistente David Halls, que repassou a Baldwin afirmando que não continha munição real. O disparo da arma pelo ator resultou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza.

David Halls assinou um acordo judicial, assumindo culpa pela acusação de uso negligente de uma arma letal. Os termos do seu acordo incluem uma sentença suspensa e seis meses de liberdade condicional.

Acusações e defesa

Os dez dias de depoimentos do caso se concentraram em tentar determinar se a jovem e relativamente inexperiente armeira colocou a equipe e o elenco em risco ao manusear e supervisionar armas de fogo na produção de baixo orçamento no Novo México.

A procuradora especial do Estado do Novo México, Kari Morrissey, argumentou que o caso era sobre “falhas de segurança constantes e intermináveis que resultaram na morte de um ser humano e quase mataram outro”. Por outro lado, o advogado de Gutierrez, Jason Bowles, alegou que sua cliente estava sendo usada como bode expiatório.

Durante o julgamento, o especialista em segurança de armas de fogo em sets de filmagem Bryan Carpenter testemunhou que mais armeiros eram necessários no set. A agência de segurança trabalhista do Novo México multou a empresa Rust Media Productions em 2022 com a maior multa possível por ignorar as orientações de segurança de armas de fogo da indústria.

O ator Alec Baldwin também será julgado em breve pela Justiça do Novo México.