Spirit Awards | “Vidas Passadas” vence o “Oscar do cinema independente”

A coprodução sul-coreana dirigida por Celine Song vence os troféus de Melhor Filme e Melhor Direção na premiação americana

Divulgação/A24

“Vidas Passadas” foi o grande vencedor do Spirit Awards 2024, premiação do cinema independente dos Estados Unidos, que foi realizada neste domingo (25/2). Coprodução americana com a Coreia do Sul, o filme é falado em grande parte do tempo no idioma sul-coreano, é estrelado por sul-coreanos e dirigido por uma sul-coreana. E além do troféu de Melhor Filme, rendeu um prêmio de Melhor Direção para Celine Song, em sua estreia no cinema.

O drama romântico apresenta uma narrativa envolvente que se desenrola ao longo de 24 anos, explorando as relações e o conceito de in-yun, uma conexão pessoal que transcende vidas. A trama segue a jornada de Hae Sung, interpretado por Teo Yoo, e Nora, vivida por Greta Lee, dois amigos de infância de Seul que se separam quando Nora emigra para Toronto com sua família. Apesar da distância, os dois nunca se desconectaram e acabam se reencontrando mais de uma década depois, quando Hae Sung decide visitar Nora na América do Norte, desencadeando uma série de emoções e reflexões sobre as escolhas feitas e os caminhos não percorridos.

Inspirada em sua própria experiência pessoal, a estreia de Celine Song foi considerada tão impressionante que já tinha ganhado o Gotham Awards (o prêmio nova-iorquino de cinema independente) e também concorre a dois Oscars: Melhor Roteiro Original e Filme do ano.

A conquista dá impulso à produção da A24 na competição da Academia. Vale lembrar que, no ano passado, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, também da A24, venceu o Spirit Awards e o Oscar. Na premiação da entidade californiana Film Independent, “Vidas Passadas” superou outros fortes concorrentes que estão na disputa do Oscar de Melhor Filme, incluindo “Segredos de um Escândalo” da Netflix e “American Fiction” da Amazon MGM Studios.

Desempenho dos indicados ao Oscar

Outros indicados ao Oscar também tiveram um bom desempenho na premiação. Jeffrey Wright ganhou o prêmio de Melhor Atuação Principal por “American Fiction”, que também levou o prêmio de Melhor Roteiro para seu escritor-diretor Cord Jefferson. “Segredos de um Escândalo” levou o prêmio de Melhor Primeiro Roteiro para os escritores Samy Burch e Alex Mechanik.

Mas foi “Os Rejeitados”, da Focus Features, que levou a maioria dos troféus: três ao todo. O filme do diretor Alexander Payne rendeu troféus para Da’Vine Joy Randolph como Melhor Atuação Coadjuvante, Dominic Sassa como Atuação Revelação e Eigil Bryld como Direção de Fotografia.

Reconhecimento na TV

No lado da TV, houve várias vitórias para “The Last of Us” (performances de atuação de Nick Offerman e Keivonn Woodard), e “Treta”, que ganhou como Melhor Nova Série Roteirizada e Melhor Atuação Principal em uma Nova Série Roteirizada, troféu conquistado pela atriz Ali Wong.

Confira abaixo os vencedores nas principais categorias do chamado “Oscar do cinema independente”.

Vencedores do Spirit Awards 2024

MELHOR FILME
“Vidas Passadas”

MELHOR PRIMEIRO FILME
“A Thousand and One”

MELHOR DIRETOR
Celine Song – “Vidas Passadas”

MELHOR ROTEIRO
Celine Song – “Vidas Passadas”

MELHOR PRIMEIRO ROTEIRO
Samy Burch e Alex Mechanik – “Segredos de um Escândalo”

MELHOR PERFORMANCE PROTAGONISTA
Jeffrey Wright – “American Fiction”

MELHOR PERFORMANCE COADJUVANTE
Da’Vine Joy Randolph – “Os Rejeitados”

MELHOR PERFORMANCE REVELAÇÃO
Dominic Sessa – “Os Rejeitados”

MELHOR FOTOGRAFIA
“Os Rejeitados” – Eigil Bryld

MELHOR EDIÇÃO
“How to Blow Up a Pipeline” – Daniel Garber

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“As 4 Filhas de Olfa”

MELHOR FILME INTERNACIONAL
“Anatomia de uma Queda (França)” – Justine Triet

PRÊMIO JOHN CASSAVETES (MELHOR FILME FEITO POR MENOS QUE US$ 1 MILHÃO)
“Fremont”

PRÊMIO ROBERT ALTMAN (DIREÇÃO, CASTING E ELENCO DE FILME)
“Showing Up” – Kelly Reichardt

MELHOR SÉRIE NOVA DOCUMENTAL OU SEM ROTEIRO
“Dear Mama”

MELHOR SÉRIE NOVA ROTEIRIZADA
“Treta”

MELHOR PERFORMANCE PROTAGONISTA EM SÉRIE
Ali Wong – “Treta”

MELHOR PERFORMANCE COADJUVANTE EM SÉRIE
Nick Offerman – “The Last of Us”

MELHOR PERFORMANCE REVELAÇÃO EM SÉRIE
Keivonn Woodard – “The Last of Us”