A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (8/2) uma nova categoria no Oscar: Melhor Diretor de Elenco. O prêmio por “casting” deverá ser entregue em todas as premiações anuais da Academia, mas apenas a partir de 2026.
“Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, estamos orgulhosos de adicionar elenco às disciplinas que reconhecemos e celebramos”, declararam o CEO da Academia Bill Kramer e a presidente da Academia Janet Yang.
“Parabenizamos nossos membros da Filial de Diretores de Elenco por este marco emocionante e por seu comprometimento e diligência ao longo deste processo”, acrescentam ainda, em comunicado oficial.
A inclusão marca a primeira vez em 20 anos que uma nova categoria é acrescentada ao Oscar. A última inovação tinha acontecido em 2001, quando a premiação acrescentou a categoria de Melhor Filme de Animação. Mas diversos profissionais ainda reivindicam espaço no Oscar, reclamando de negligência e subestimação, como é o caso dos dublês, reconhecidos em várias outras premiações de Hollywood.