Documentário sobre tesouro africano vence Festival de Berlim

“Dahomey”, de Mati Diop, registra a volta das riquezas do antigo Reino do Daomé para a África, após pilhagem europeia

Divulgação/Les Films du Bal

Os vencedores do 74º Festival de Berlim foram anunciados neste sábado (24/2) na capital da Alemanha, destacando “Dahomey”, da cineasta franco-senegalêsa Mati Diop como vencedor do cobiçado Urso de Ouro de Melhor Filme.

Documentário, o filme empresta seu nome do antigo Reino de Daomé, localizado ao sul da atual República do Benin, fundado no século XVII pelo Rei Houegbadja. Sob uma dinastia de três séculos, o reino foi um poder regional considerável, com uma economia local altamente estruturada, uma administração centralizada, um sistema de impostos e um exército poderoso, incluindo as famosas mulheres guerreiras Agodjié, que inspiraram o recente filme “A Mulher Rei” (2022).

Retorno dos tesouros reais

O documentário de Diop começa em novembro de 2021, quando 26 tesouros reais do antigo Reino estão prestes a deixar Paris para retornar ao seu país de origem. Junto com milhares de outros, esses artefatos foram saqueados pelas tropas coloniais francesas em 1892. No filme, a cineasta francesa, de família senegalesa, expressa artisticamente as demandas de uma nova geração africana pelo reconhecimento de seu legado. Considerado uma provocação para a Europa, o filme marcou terreno como favorito entre os críticos desde o começo do festival.

Outros vencedores na Competição Internacional

Outros vencedores na Competição Internacional incluíram o cineasta dominicano Nelson Carlos De Los Santos Arias, Melhor Diretor por “Pepe”, e o alemão Matthias Glasner, que venceu o troféu de Melhor Roteiro por “Dying”.

Como Berlim introduziu prêmios de atuação de gêneros neutros em 2021, o vencedor do Urso de Prata deste ano foi para Sebastian Stan por “A Different Man”, enquanto Emily Watson ficou com o troféu de Melhor Performance Coadjuvante por “Small Things Like These”.

Vale lembrar ainda que a brasileira Juliana Rojas foi premiada por seu mais recente trabalho, “Cidade; Campo”, com o prêmio de Melhor Direção na seção paralela Encounters, criada para fomentar trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores.

Premiados do Festival de Berlim 2024

LEÃO DE OURO
“Dahomey”, de Mati Diop

GRANDE PRÊMIO DE JÚRI
“A Traveler’s Needs”, de Hong Sangsoo

PRÊMIO DO JÚRI
“The Empire”, de Bruno Dumont

MELHOR PERFORMANCE PRINCIPAL
Sebastian Stan, por “A Different Man”

MELHOR PERFORMANCE COADJUVANTE
Emily Watson, por “Small Things Like These”

MELHOR CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA
Martin Gschlacht, pela fototografia de “The Devil’s Bath”

MELHOR DIRETOR
Nelson Carlos De Los Santos Arias, por “Pepe”

MELHOR ROTEIRO
Matthias Glasner, por “Dying”