A cinebiografia musical “Bob Marley: One Love” dominou as bilheterias em sua estreia na América do Norte, superando as expectativas com arrecadação de US$ 27,7 milhões durante o fim de semana tradicional e US$ 51 milhões ao longo da semana, graças ao lançamento antecipado na quarta-feira, para aproveitar dois feriados nos Estados Unidos.
Público adorou o filme
Inicialmente, esperava-se que o filme gerasse até US$ 35 milhões entre o Dia dos Namorados, na quarta-feira, e o Dia dos Presidentes, na segunda-feira. No entanto, houve um aumento de interesse, respaldado pela nota “A” obtida pelo título no CinemaScore, que é a avaliação do público norte-americano feita após as sessões de cinema.
Os críticos, por outro lado, não foram tão receptivos à narrativa sobre a vida e a carreira musical de Marley, considerada convencional e medíocre, de acordo com a média de 43% de avaliações negativas no Rotten Tomatoes. Dirigido e coescrito por Reinaldo Marcus Green (“King Richard – Criando Campeãs”), a produção da Paramount é estrelada por Kingsley Ben-Adir (“Invasão Secreta”) como o icônico cantor de reggae e Lashana Lynch (“007 – Sem Tempo para Morrer”) como sua esposa, Rita Marley.
No exterior, “One Love” adicionou US$ 29 milhões de 47 territórios, trazendo seu total global inicial para impressionantes US$ 80 milhões. Um bom começo para a produção, que custou US$ 70 milhões e deve se pagar antes de completar um mês em cartaz.
“Minha família e eu estamos honrados com a incrível resposta a ‘Bob Marley: One Love’”, disse o filho do compositor, Ziggy Marley, em um comunicado. “Como a música do meu pai, este filme é para o povo e sua mensagem de paz, amor e unidade está claramente se conectando com o público ao redor do mundo. Agradecemos às pessoas por abraçarem este filme e, ao fazerem isso, ajudarem a destacar a mensagem de um amor.”
Bilheteria de “Madame Teia” decepciona
O sucesso de “One Love” representou o fracasso do outro lançamento da semana, “Madame Teia”. A aventura de super-herói da Sony, estrelada por Dakota Johnson como uma personagem secundária dos quadrinhos do Homem-Aranha, abriu em 2º lugar com US$ 17,6 milhões no fim de semana tradicional e US$ 25,8 milhões durante o período de seis dias, praticamente metade da arrecadação do filme de Bob Marley.
“Madame Teia” ainda faturou US$ 25,7 milhões de 61 mercados internacionais, levando o montante global a atingir 51,5 milhões.
Esses são números decepcionantes, considerando que “Madame Teia” custou US$ 80 milhões de produções e dezenas de milhões a mais em despesas de promoção – a Sony até trouxe Dakota Johnson ao Brasil. O lançamento, entretanto, foi o pior do universo de personagens do Homem-Aranha do estúdio. Mesmo o criticamente avariado “Morbius” conseguiu afundar seus dentes em US$ 39,1 milhões em sua estreia original de três dias.
O novo filme conseguiu a façanha de atingir uma avaliação pior que a de “Morbius”, conquistando uma média sombria de 13% no Rotten Tomatoes – contra os 15% que desgraçaram o filme do vampiro-vivo. O público também achou fraco, dispensando uma nota “C+” no CinemaScore.
O fracasso representa um período terrível para adaptações de super-heróis, continuando a sequência catastrófica de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, “As Marvels”, “The Flash” e “Aquaman 2: O Reino Perdido”, no ano passado.
O resto do Top 5
Em um distante 3º lugar, a comédia de espionagem “Argylle – O Superespião”, com Henry Cavill, arrecadou US$ 4,72 milhões durante o fim de semana tradicional e uma estimativa de US$ 5,55 milhões até segunda-feira. Após três semanas de lançamento, a superprodução de US$ 200 milhões da Apple acumulou um total de US$ 37,2 milhões na América do Norte e US$ 76 milhões globalmente. Números muito piores que os de “Madame Teia”, pelo custo de produção e o tempo em cartaz.
A comédia animada “Patos!” subiu para o 4º lugar com US$ 3,75 milhões durante o fim de semana e uma estimativa de US$ 5 milhões até segunda-feira. Após nove semanas de lançamento, a animação da Universal e Illumination arrecadou US$ 116 milhões na bilheteria doméstica e US$ 254 milhões mundialmente.
“Wonka”, estrelado por Timothee Chalamet como o fictício chocolatier Willy Wonka, completou o Top 5, mantendo-se entre os filmes mais vistos na América do Norte pelo 10º fim de semana consecutivo. A fantasia musical da Warner Bros. adicionou US$ 3,49 milhões durante o fim de semana e tem US$ 4,4 milhões projetados até o Dia do Presidente. O filme de US$ 125 milhões se tornou um sucesso financeiro com US$ 210 milhões na América do Norte e US$ 604 milhões em todo o mundo.
Trailers
Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.
1 | BOB MARLEY – ONE LOVE
2 | MADAME TEIA
3 | ARGYLLE – O SUPERESPIÃO
4 | PATOS!
5 | WONKA