
Divulgação/CBS
Adele é processada por plágio de música brasileira
Toninho Geraes alega que a cantora britânica copiou sua música “Mulheres”, sucesso na voz de Martinho da Vila, na gravação de “Million Years Ago”
Um dos nomes mais populares da música mundial, Adele está sendo processada por supostamente plagiar uma música brasileira. No processo, que começou a tramitar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta semana, o artista brasileiro Toninho Geraes acusa a cantora inglesa de plagiar sua música “Mulheres”, que fez grande sucesso no Brasil na voz de Martinho da Vila.
Detalhes da acusação
De acordo com publicação do jornal O Globo, Toninho Geraes afirma que Adele copiou características de “Mulheres”, que foi composta por ele em 1995, no sucesso “Million Years Ago”, presente no álbum “25”, lançado pela cantora em 2015. O processo começou a tramitar nesta semana, mas não é novo. Em setembro de 2021, o artista falou à Veja sobre o processo: “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”.
Exigências do processo
No processo, Toninho Geraes exige o pagamento de uma indenização de R$ 200 mil por danos morais e a inclusão de seu nome como um dos autores da faixa “Million Years Ago”. Além disso, o artista brasileiro pede que o sucesso de Adele seja retirado das plataformas de streaming e a cantora seja impedida de cantar a faixa em seus shows.
Compare as duas musicas abaixo.