“Segunda vinda” de Lil Nas X em clipe bíblico sensual revolta cristãos

Lil Nas X causou comoção com o lançamento do primeiro clipe de sua nova era, “J Christ”. O rap de ritmo dançante e refrão contagiante ganhou um vídeo repleto de referências bíblicas. […]

Instagram/Lil Nas X

Lil Nas X causou comoção com o lançamento do primeiro clipe de sua nova era, “J Christ”. O rap de ritmo dançante e refrão contagiante ganhou um vídeo repleto de referências bíblicas. Começa com a entrada de sósias de celebridades, como o ex-presidente Obama, Oprah Winfrey e os cantores Ed Sheeran, Taylor Swift, Kanye West e Mariah Carey, no Céu (onde Michael Jackson ainda dança) e segue mostrando o rapper como um Deus sensual num duelo de basquete contra o diabo, além de cheerleader celestial, Jesus Cristo crucificado e Moisés, em meio a elementos de iconografia gay e um cenário de dilúvio apocalíptico, causado pelo aquecimento global.

O uso de elementos religiosos despertou a ira de parte da internet, que acusou o rapper de desrespeitar o cristianismo. Um pastor americano chegou a rezar para que ele morresse. E várias postagens parecem defender sua crucificação para valer. Entretanto, a música também agradou a muitas pessoas, que se divertem em ver o rapper causar repúdio do público conservador, como não se via desde o surgimento de Marilyn Manson como “anticristo”.

O artista chegou a provocar o público antes do lançamento. Em novembro, ele apareceu cantando um gospel e perguntando se os fãs se incomodariam se ele entrasse em sua “fase cristã”, depois de lançar clipes com o diabo, como o igualmente polêmico “Montero (Call Me By Your Name)”.

Quando Lil Nas X revelou “Montero” em 2021, seu uso da religião como pano de fundo visual também dividiu opiniões. Ao ser convidado para se apresentar no BET Awards daquele ano, membros de sua equipe disseram à revista Rolling Stone que foram solicitados a confirmar que ele não era um “satanista ou adorador do diabo”.

“J Christ” faz parte do próximo disco de inéditas do rapper, ainda sem título ou previsão de lançamento. Mas em duas semanas (27 de janeiro), ele lança um documentário na HBO Max sobre sua última turnê.