O baterista Brad Wilk confirmou na noite de quarta-feira (3/1) que a banda Rage Against the Machine não voltará mais aos palcos. A notícia foi compartilhada no perfil oficial do músico no Instagram.
“Sei que muitas pessoas estão esperando de nós o anúncio de novas datas de turnê para todos os shows cancelados do RATM. Não quero mais aprisionar as pessoas ou a mim mesmo. Então, embora tenha havido alguma comunicação de que isso poderia acontecer no futuro… Quero que vocês saibam que o RATM (Tim, Zack, Tom e eu) não estará em turnê ou tocando ao vivo novamente. Sinto muito por aqueles que estavam esperando que isso acontecesse. Eu realmente gostaria que acontecesse…”, lamentou o músico, que também já integrou o grupo Audioslave.
A incerteza sobre o status de Rage Against the Machine vem desde outubro de 2022, quando a banda cancelou todas as apresentações marcadas para o ano seguinte. O motivo foi uma lesão sofrida pelo vocalista Zack De La Rocha em seu tendão de Aquiles, que já havia forçado o cantor a se apresentar sentado no restante da turnê.
Recentemente, o guitarrista Tom Morello chegou a comentar sobre um possível retorno da banda: “Veremos. Se houver mais shows, anunciaremos como uma banda. Não sei. Eu sei tanto quanto você, honestamente. Agora estamos em um momento de cura. Estou em um momento de fazer música e mais um monte de coisas. Se nunca mais houver outro show nosso, acho que essa turnê cumpriu a missão.”
Ainda em 2023, a banda foi uma das indicadas ao Rock and Roll Hall of Fame, mas somente Tom Morello compareceu na cerimônia para aceitar o prêmio.