“Oppenheimer” é o grande vencedor do Globo de Ouro

A cerimônia do Globo de Ouro de 2024, que aconteceu na noite de domingo (7/1) em Los Angeles, nos EUA, consagrou o filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com cinco troféus. Além de […]

Instagram/Globo de Ouro

A cerimônia do Globo de Ouro de 2024, que aconteceu na noite de domingo (7/1) em Los Angeles, nos EUA, consagrou o filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com cinco troféus. Além de Melhor Filme de Drama do ano, conquistou as categorias de Melhor Direção (Nolan), Ator de Drama (Cillian Murphy pelo papel-título), Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.) e Trilha Sonora (Ludwig Göransson).

O esperado duelo com “Barbie” resultou num massacre, já que a outra metade do fenômeno “Barbenheimer” ficou com apenas dois prêmios, Melhor Canção (com Billie Eilish) e Conquista Cinematográfica e de Bilheteria, uma espécie de troféu de popularidade, criado este ano para justamente ter o que dar ao filme de Greta Gerwig.

Na disputa de Melhor Comédia, em que “Barbie” era tida como favorita, a estatueta foi para “Pobres Criaturas”, do grego Yorgos Lanthimos. A fantasia surreal, que antes já tinha vencido o Festival de Veneza, ainda rendeu o prêmio de Melhor Atriz de Comédia para Emma Stone – sua segunda vitória no Globo de Ouro, após ser premiada por “La La Land” em 2017.

 

Outros prêmios

Outros filmes também tiveram vitórias duplas. O mais surpreendente foi o francês “Anatomia de uma Queda”, que, além de faturar a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, levou a categoria de Melhor Roteiro, entregue para a cineasta Justine Triet e o roteirista Arthur Harari.

Azarão da temporada, “Os Rejeitados”, nova comédia dramática de Alexander Payne, igualmente surpreendeu ao desbancar favoritos em atuação de Comédia, consagrando Paul Giamatti como Melhor Ator e Da’Vine Joy Randolph como Atriz Coadjvuante.

Os destaques da noite ainda ecoam o feito histórico de Lily Gladstone, eleita Melhor Atriz de Drama por “Assassinos da Lua das Flores”, na primeira vitória de uma atriz de descendência nativa americana na premiação. Outro marco importante foi o troféu de Melhor Animação para o filme japonês “O Menino e a Graça”. Embora já tenha um Oscar, o diretor Hayao Miyazaki nunca nem sequer tinha sido indicado anteriormente ao Globo de Ouro.

 

Séries e balanço geral

Entre as séries, os destaques foram “Succession”, “O Urso” e “Treta”, que por coincidência venceram três troféus cada, dominando suas respectivas categorias, inclusive como Melhor Série de Drama, Melhor Série de Comédia e Melhor Minissérie (ou Telefilme).

Com uma premiação leve, agilizada por um apresentador discreto (Jo Koy), a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) conseguiu superar as polêmicas de 2022, em particular as denúncias sobre falta de diversidade e corrupção, que levaram o Globo de Ouro a sofrer boicote e ficar sem transmissão televisiva no ano passado. O evento recuperou seu prestígio com uma cerimônia despojada, descontraída e engraçada, como sempre afirmou ser capaz de produzir, mas poucas vezes entregou. O que ficou marcado foi a emoção visível dos homenageados. E, por acontecer tão cedo em 2024, ainda pode influenciar os rumos das próximas premiações da temporada – o Oscar 2024 ainda nem começou a ser votado.

Entretanto, não deixou as controvérsias totalmente de lado por premiar “Ricky Gervais: Armageddon” como Melhor Performance de Comédia Stand-Up. Vale lembrar que o especial do comediante que mais vezes apresentou o Globo de Ouro tem piadas sobre crianças com câncer. A HFPA podia passar sem esse lembrete de seus problemas.

 

Os vencedores

Confira abaixo a lista dos premiados.

CINEMA

Melhor Filme — Drama
“Oppenheimer”

Melhor Filme — Comédia ou Musical
“Pobres Criaturas”

Melhor Direção
Christopher Nolan, “Oppenheimer”

Melhor Roteiro
“Anatomia de uma Queda”, Justine Triet e Arthur Harari

Melhor Ator — Drama
Cillian Murphy, “Oppenheimer”

Melhor Atriz — Drama
Lily Gladstone, “Assassinos da Lua das Flores”

Melhor Atriz — Comédia ou Musical
Emma Stone, “Pobres Criaturas”

Melhor Ator — Comédia ou Musical
Paul Giamatti, “Os Rejeitados”

Melhor Ator Coadjuvante
Robert Downey Jr. — “Oppenheimer”

Melhor Atriz Coadjuvante
Da’Vine Joy Randolph, “Os Rejeitados”

Melhor Trilha Sonora
Ludwig Göransson, “Oppenheimer”

Melhor Canção Original
“What Was I Made For?” (Billie Eilish O’Connell e Finneas O’Connell), “Barbie”

Melhor Filme em Língua Estrangeira
“Anatomia de uma Queda”

Melhor Animação
“O Menino e a Garça”

Conquista Cinematográfica e de Bilheteria
“Barbie”

TV

Melhor Série – Drama
“Succession”

Melhor Série – Comédia
“O Urso”

Melhor Minissérie, Antologia ou Filme para TV
“Treta”

Melhor Ator – Drama
Kieran Culkin, “Succession”

Melhor Atriz – Drama
Sarah Snook, “Succession”

Melhor Atriz – Comédia ou Musical
Ayo Edebiri, “O Urso”

Melhor Ator – Comédia ou Musical
Jeremy Allen White, “O Urso”

Melhor Ator – Minissérie ou Telefilme
Steven Yeoun, “Treta”

Melhor Atriz – Minissérie ou Telefilme
Ali Wong, “Treta”

Melhor Ator Coadjuvante
Billy Crudup, “The Morning Show”

Melhor Atriz Coadjuvante
Elizabeth Debicki, “The Crown”

Melhor Performance de Comédia Stand-Up
Ricky Gervais, “Ricky Gervais: Armageddon”