Monkey Man | Trailer cheio de ação traz Dev Patel como John Wick hindu

A Universal Pictures revelou o pôster e o trailer de “Monkey Man”, um thriller de ação dirigido e protagonizado por Dev Patel, conhecido por seus papéis em “Quem Quer Ser um Milionário?”, […]

Divulgação/Universal Pictures

A Universal Pictures revelou o pôster e o trailer de “Monkey Man”, um thriller de ação dirigido e protagonizado por Dev Patel, conhecido por seus papéis em “Quem Quer Ser um Milionário?”, “Lion” e “A Lenda do Cavaleiro Verde”. Na sua estreia como diretor, Patel mergulha no gênero de ação com uma história de vingança cheia de adrenalina e confrontos intensos. No estilo das lutas insanas de “John Wick”, a trama se passa na Índia e traz inspirações da mitologia hindu, especialmente na figura de Hanuman, símbolo de devoção, força e coragem.

Em “Monkey Man”, Patel dá vida ao “Kid”, um jovem que sobrevive participando de um clube de luta clandestino, onde é constantemente derrotado enquanto usa uma máscara de gorila. Conforme cresce movido por uma raiva profunda, ele inicia uma jornada de vingança contra os líderes corruptos responsáveis pela morte de sua mãe e pela exploração contínua dos mais desfavorecidos.

Contexto cultural

Embora o filme seja um thriller de ação, ele utiliza o pano de fundo da sociedade indiana, onde o sistema de castas historicamente estratificado ainda influencia as dinâmicas sociais e econômicas do país. “Kid”, como um personagem marginalizado, é representativo dos muitos que se encontram nas camadas inferiores deste sistema, lutando por sobrevivência em condições adversas. Sua participação em lutas clandestinas e sua vida nas sombras da sociedade são simbólicas das limitações impostas por sua posição social. A injustiça que ele enfrenta e sua subsequente busca por vingança são amplificadas pelo contexto desse sistema, contra manifestações do abuso de poder e privilégio que perpetuam a desigualdade e a exploração.

A inspiração na figura de Hanuman, um herói divino conhecido por sua força e coragem, serve como um símbolo de resistência e empoderamento contra as adversidades impostas pelo sistema. Ele é uma das figuras mais importantes e veneradas no panteão hindu, conhecido por sua devoção inabalável ao deus Rama, conforme narrado no épico “Ramayana”. Hanuman é frequentemente descrito como tendo o rosto de um macaco e um corpo forte. No longa, Patel lança mão desse simbolismo para agir como um John Wick hindu.

Além de estrelar e dirigir, Patel também co-roteirizou o filme, que foi produzido por Jordan Peele, o diretor de “Corra!”. Por sinal, “Monkey Man” foi inicialmente planejado para um lançamento exclusivo na Netflix, mas a paixão de Peele pelo projeto ajudou a negociar uma estreia nos cinemas através da Universal.

O elenco ainda inclui Sharlto Copley (“Distrito 9”), Pitobash (“Um Conto Indiano”), Vipin Sharma (“Atentado ao Hotel Taj Mahal”), Ashwini Kalsekar (“Assassinato às Cegas”), Adithi Kalkunte (“Atentado ao Hotel Taj Mahal”), Sikandar Kher (“Aarya”), Makarand Deshpande (“RRR”) e a estrela de Bollywood Sobhita Dhulipala (“Felizes para Sempre”) em sua estreia em Hollywood.

A estreia está marcada para 5 de abril nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.