Martin Scorsese vai fazer filme sobre ensinamentos de Jesus

Martin Scorsese já definiu seu próximo projeto após “Assassinos da Lua das Flores”. Em entrevista ao jornal L.A. Times na segunda (8/1), o cineasta anunciou que dirigirá um filme baseado no livro […]

Divulgação/Apple TV+

Martin Scorsese já definiu seu próximo projeto após “Assassinos da Lua das Flores”. Em entrevista ao jornal L.A. Times na segunda (8/1), o cineasta anunciou que dirigirá um filme baseado no livro “A Life of Jesus”, de Shūsaku Endō. A decisão do diretor veio após um encontro com o Papa Francisco I em 2023. “Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única maneira que conheço: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus”, ele declarou.

O cineasta planeja ambientar a trama nos dias atuais, mas com o cuidado de oferecer uma perspectiva atemporal. “Não quero ficar preso a um determinado período”, explicou Scorsese. O filme, previsto para ter aproximadamente 80 minutos, focará nos ensinamentos fundamentais de Jesus de maneira a explorar seus princípios sem fazer proselitismo.

Scorsese colaborou com o crítico Kent Jones para escrever o roteiro, que já está finalizado.

 

Obras religiosas de Scorsese

Esta será a segunda adaptação de Shūsaku Endō feita pelo diretor. Scorsese também filmou “Silêncio”, baseado num livro do autor, em 2016, que abordou a repressão aos jesuítas cristãos no Japão.

Vale lembrar que ele também já dirigiu um filme sobre Jesus, “A Última Tentação de Cristo” (1988), com o ator Willem Dafoe no papel principal. Mas essa produção causou polêmica na Igreja Católica por mostrar um delírio de Jesus, em que ele recusa o plano de Deus para se sacrificar. Ele ainda fez um filme budista, “Kundun” (1997), retratando a vida do Dalai Lama.

Os trabalhos da produção de “A Life of Jesus” devem começar após o Oscar 2024, já que o cineasta está atualmente envolvido na campanha de “Assassinos da Lua das Flores” em busca de reconhecimento na premiação. O filme mais recente do diretor vai estrear na Apple TV+ na sexta-feira (12/1).