José Roberto Burnier sofreu um infarto e passou por cirurgia de emergência no coração após apresentar os telejornais “SP 1” e “SP 2” no plantão de Ano Novo da Globo. O jornalista de 63 anos sentiu uma dor no peito após apresentar o “SP2” e foi até o hospital, onde exames detectaram o bloqueio total da artéria principal do coração, levando a uma cirurgia às pressas na madrugada para colocação de um stent. Ele está internado na Unidade Coronária do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e ficará afastado do trabalho.
O procedimento cirúrgico foi realizado no sábado (30/12) e durou cerca de três horas.
Superação
Na tarde desta segunda (1/1), o hospital atualizou o estado de saúde do jornalista e confirmou que ele foi internado no último dia 29 com um quadro de infarto agudo do miocárdio.
“Foi submetido a cateterismo cardíaco que detectou oclusão da coronária descendente anterior, sendo realizado angioplastia desta artéria com implante de stent. Procedimento ocorreu com sucesso, e o paciente encontra-se estável, internado na Unidade Coronária”, informou a equipe.
Em conversa com o jornal Folha de S. Paulo, ele deu mais detalhes. “Fui para o Sírio dirigindo, eu não sabia que estava enfartando, e o Kalil (médico) me internou. Tive bloqueio total da principal artéria do coração”.
Burnier contou que suspeita ter apresentado dois jornais já infartado, diante do tamanho do bloqueio da artéria. “Ganhei um stent, um balãozinho e uma nova vida. Estou bem, graças a Deus”, concluiu.
Luta contra o câncer
Em 2019, Burnier teve outro problema sério de saúde, um câncer na base da língua.
Ele contou que o processo de recuperação foi complicado. “Quando não mata, o câncer cobra caro. O tratamento foi um baque de seis semanas, com três sessões de quimioterapia e outras 33 de radioterapia. Perdi 18 quilos”, explicou o jornalista em entrevista à revista Veja na época.
Além disso, sofreu de fadiga durante dois meses. “De tão fraco, ia para a sessão de radioterapia em cadeira de rodas ou maca”, afirmou o jornalista.